Todos podem ir: advogados, estudantes de direito, sociedade civil em geral. A inscrição é 1 kg de ração de gato ou cachorro e material de limpeza que posteriormente serão doados aos abrigos de animais da capital.

“O II SEMINÁRIO DIREITO NEOHUMANISTA-DIREITOS DOS ANIMAIS é um evento realizado para comemorar o mês dos animais, buscando discutir os direitos dos animais, e dessa vez mais focado na questão sobre os maus tratos aos animais” explica Pauliane Rodrigues, presidente da Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal.

Para isso, virá de São Paulo, o Dr. Marcelo Robis Francisco Nassaro que abre a programação da noite falando sobre “Maus tratos aos animais e violência contra as pessoas” tema que é título do seu livro lançado em 2013, onde mostra a Aplicação da Teoria do Link nas Ocorrências da Polícia Militar Paulista.

Ele é Graduado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1993), em Direito pela Universidade Paulista (2002), Pós – Graduado em Direito Público e Privado pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus (2005), com Especialização em Direito Penal Ambiental pela Escola Paulista de Magistratura (2007). Também é Mestre (2013) e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Departamento de Pós-Graduação do Centro de Altos Estudos da Policia Militar do Estado de São Paulo (2018).

Nassaro também é Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo e comandante do 22º Batalhão de Polícia Metropolitana, desde maio de 2019. Além de escrever capítulos nas seguintes obras: Direito Ambiental e Sustentabilidade, (2017), Tratado de Medicina Veterinária Legal (2018), Environmental Crime in Latin America – The Theft of Nature and the Poisoning of the Land, publicado em Oslo, Noruega e em Londres, Inglaterra (2017) e Desvio, Crime e Vitimologia, publicado em Lisboa – Portugal (2018).

Teoria do Link

“Quem maltrata animal é uma ameaça para toda a sociedade.O próprio FBI analisa crimes de maus tratos aos animais no perfil de serial killers”, afirma Nassaro, referindo-se ao Federal Bureau of Investigation, a organização governamental de mais alta autoridade e de mais completa tecnologia, destinada a investigar crimes e terrorismo nos EUA.

Segundo a Teoria do Link, que aponta os maus tratos contra os animais como um dos comportamentos “alerta”, adultos que praticam atos de maus tratos aos animais podem apresentar traços mais elevados de violência e insensibilidade, podendo vir a praticar atos violentos em seu ambiente familiar contra pessoas. Quando a violência é praticada em ambiente familiar contra crianças e adolescentes, estes podem assimilar tal comportamento passando a praticá-lo, inclusive, posteriormente, na fase adulta.

Veja algumas das conclusões da tese de Nassaro que estão no livro “Maus tratos aos animais e violência contra as pessoas”:
 

  • O índice de pessoas com registros criminais confirma a Teoria do Link nas ocorrências pesquisadas, já que 32 % delas também tinham outros registros criminais, sobretudo por lesões corporais, indicando que o indivíduo agressor de animais também comete outros crimes, especialmente os violentos contra pessoas;
  • A pesquisa apresentou o perfil daqueles que foram autuados por maltratarem animais no Estado de São Paulo, demonstrando que a maioria se constituía por homens, 90 %, com 43 anos, em média, e moradores dos centros urbanos, já que 62 % dos crimes ocorreram nas cidades;
  • Os animais mais maltratados foram os domésticos, tais como: galos, cachorros, gatos, dentre outros e seguindo-se dos silvestres, aves, sendo passeriformes canoros, papagaios, dentre outros. Por meio do vasto material pesquisado se reconheceu a possibilidade plena de aplicação da Teoria do Link nas ocorrências de tráfico de animais;
  • Das ocorrências pesquisadas destacou-se a rinha de galos, não apenas por apresentar como característica principal o número elevado de infratores, mas também porque um terço deles já apresentavam fichas criminais.
(Segue anexa Tese completa de Nassaro)
 

Fechando a programação do 2º Seminário Direito NeoHumanista – Direitos dos Animais, a Dra. Ingrid Bueno Atayde Machado tratará do tema “Muito além do consultório: As faces dos maus-tratos aos animais e a responsabilidade social na rotina do médico veterinário.”

Ingrid é Médica veterinária (UFG), Mestre e Doutora em ciência Animal (UFG), com Especialização em EAD (UNB). Também atua como professora assistente no curso Medical Teaching Learning and Innovation (Harvard T. Chan Medical School and Fundação Lemann), Pós-graduação em medicina veterinária legal (instituto Qualittas). É presidente do CRMVZ Jovem do CRMV(2011-2014; 2017-2020).

SERVIÇO:

2º SEMINÁRIO DIREITO NEOHUMANISTA – DIREITOS DOS ANIMAIS

Data: 21/10

Horário: 19h30

Local: Auditório ESA-GO Rua 101, 123 – Setor Sul.

Realização: OAB-GO – ESA-GO E Comissão Especial de proteção e Defesa Animal

Valor da inscrição: 01 quilo de ração de gato ou cachorro Material de Limpeza e ração

Inscrições pelo link: http://www.oabgo.org.br/esa/eventos/goiania/21-10-2-seminario-direito-neohumanista-direitos-dos-animais/