Quem é que nunca enfiou o pé na jaca e comeu de tudo nas férias, como se não houvesse amanhã? Muita gente se autocondena quando sai da dieta nos dias de folga, mas a verdade é que nas férias cabe sim um fast-food, uma pizza com muito queijo e um peixinho frito na beira da praia. Basta agir com equilíbrio, e fica tudo certo. Quem garante é a nutricionista funcional Mariana Alves. Ela é uma dos profissionais escalados para o bate-papo aberto que o Órion Complex realizará neste sábado, 20, para toda a família, das 9h às 12h, no Piso 2 do Órion Shopping, no Setor Marista, em Goiânia.

Mariana Alves explica que nas viagens de férias, quando se faz todas as refeições fora de casa, o ideal é balancear as escolhas considerando os cardápios do hotel, os lanchinhos na rua e o menu dos restaurantes escolhidos para o almoço ou jantar. “A pessoa deve tentar o máximo possível manter o equilíbrio nas escolhas para que nem todas as refeições sejam aleatórias, sem estar dentro da rotina alimentar”. A especialista ressalta que cada indivíduo tem necessidades nutricionais específicas, mas alimentos como vegetais, legumes, folhas e frutas in natura caem bem para todo ser humano.

Bolachas, salgadinhos e sanduíches combinados com batata frita e refrigerantes, nos famosos combos de fast-foods, são umas tentações e tanto para adultos. As crianças então, não resistem às cores, sabores e cheiros arrebatadores desses alimentos rotulados, como são chamados os produtos industrializados oferecidos já prontos para consumo. Para Mariana Alves, os pequenos não precisam ser privados, sobretudo nas férias, de comer esse tipo de alimento. A nutricionista funcional sugere que a ingestão de alimentos calóricos pode ser conjugada, por exemplo, com sucos naturais e frutas.

Mesmo com a liberdade de sair um pouco da rotina alimentar nas férias, o consumidor deve ficar atento ao que come, principalmente se o produto for industrializado. Uma alternativa para se precaver é ler atentamente o rótulo das embalagens de alimentos industrializados. Mariana esclarece que esse cuidado é necessário para evitar alimentos que não têm nenhum tipo de nutriente e que só cumprem mesmo a função de saborizar, dar cor e odor para atrair o consumidor, como por exemplo bolachas recheadas com gosto de churros, chocolates belgas e etc, tudo isso à base de conservantes.

Segundo Mariana Alves, a construção do entendimento das pessoas sobre o que representa o valor nutricional de cada alimento é um dos pilares da nutrição funcional, uma especialidade que passou a ser difundida no Brasil nos últimos 15 anos. “A nutrição funcional é uma especialidade dentro da nutrição química que não olha apenas para as calorias, mas para o gasto calórico no contexto do perfil bioquímico de cada pessoa, das necessidades nutricionais individuais e da busca de combinações de alimentos que vão ajudar a evitar patologias e até deficiências decorrentes de futuras doenças”, explica a nutricionista funcional. Mariana salienta que a nutrição funcional pode ser adotada por qualquer pessoa, mas as mulheres adultas, no seu universo pessoal de participantes, são maioria esmagadora.


Tire suas dúvidas

Neste sábado, 20, a nutricionista funcional Mariana Alves vai esclarecer dúvidas gratuitamente sobre alimentação saudável no bate-papo que ela participará, no Órion Complex, às 9h, ao lado da instrutora de mindfulness Aline Sostag, e da empresária Mariana Souza, sócia da consultoria Despertar Infância. As profissionais falarão sobre nutrição funcional, técnicas de meditação e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Ao longo de toda a manhã, até as 12h, os participantes poderão também medir o grau de bem-estar no painel interativo conhecido como ‘roda da vida’.

A programação, que é gratuita, terá atrações também para o público infantil, com oficinas de reciclagem, slime e pintura, sempre acompanhadas por monitores da área de educação infantil. O estímulo à reciclagem, aliás, é outro ponto forte do evento no Órion Complex. É que, para incentivar os cuidados com o meio-ambiente, o empreendimento imobiliário entregará gratuitamente canudos metálicos (que podem ser lavados e reutilizados) aos participantes que levarem para o evento materiais de plástico, recicláveis. O evento marcará a primeira edição do programa Viva Saudável Órion, que consiste em eventos mensais no Órion Complex voltados à conscientização para uma boa saúde do corpo e da mente, e para momentos de lazer e bem-estar.

SERVIÇO

Lançamento do programa Viva Saudável Órion e atividades para família

Data: 20 de julho (sábado)
Horário: 9h às 12h
Local: Piso 2 do Órion Shopping
Endereço: Avenida Portugal, esquina com Avenida Mutirão, Setor Marista, Goiânia (GO).
Inscrições: São gratuitas e podem ser feitas aqui ou nas redes sociais do Órion Complex.
Informações: (62) 99648-4317