O mercado de carnes vem sendo modificado pela procura por raças e cortes especiais. De acordo com o zootecnista e empresário André Anastásio, cada vez mais pessoas estão em busca de uma experiência gastronômica e novos sabores, e o Angus conquista rapidamente o prato brasileiro. A raça de origem europeia é o segundo maior rebanho de corte e possuem um número estimado entre 2,5 a 3 milhões de cabeças. A primeira raça mais consumida no Brasil é a Nelore, comumente usada no bife tradicional. O boi da raça Angus tem como principal característica o desenvolvimento da gordura entremeada no músculo, o que realça o sabor e a maciez da carne.

“O Angus hoje está completamente adaptado às condições brasileiras”, aponta o especialista. “Algumas regiões de Goiás já são altamente produtivas.” A carne foi desenvolvida para proporcionar uma alta qualidade ao consumidor e possibilita que desfrute de cortes pouco conhecidas pelos brasileiros. O assado de tira de costela, o short rib e a ponta de peito são alguns cortes extremamente saborosos e recomendados por Anastásio. Já o bife ancho, bife chorizo, picanha e filé são cortes reconhecidos e apreciados.

A carne marca presença na capital das mais diversas e deliciosas formas. O Birras e Tapas Gastrobar prepara uma Cecina de coração de alcatra angus curado no sal e pimenta do reino por 2 dias, servido com arroz branco, vinagrete, mandioca empanada e farofa de castanha.

Já no Manda Picanha, a carne é feita exclusivamente para o cliente, que tem a opção de levar uma carne crua ou adquirir no local. Com várias opções de acompanhamento, o cliente escolhe a carne e o ponto desejado. O prime rib de angus na manteiga é indicado para quem quer se surpreender com qualidade e sabor incomparáveis.

O Magna Restaurante também prepara o angus de forma sublime. Preparada com maestria pelo chef Marco Soares, a carne é flambada com conhaque e servida ao molho de creme de leite e mostarda e batatas rústicas.

Receitas:

Cecina do Birras e Tapas: Coração de alcatra curado no sal por 2 dias no sal e pimenta do reino em temperatura controlada

Cecina:

– 750grs de coração de alcatra angus

-150grs de mandioca branca cozida e empanada

-190grs de arroz branco cozido

-120grs de vinagrete

-120grs de farofa de castanha

Prime rib na manteiga com alho e ervas:

-1 peça de Prime Rib ( cerca de 700g)

-Azeite de oliva extra-virgem

-Manteiga derretida

-Sal a gosto

-Mix de pimenta rosa, branca e preta a gosto

-Alecrim fresco a gosto

-Tomilho fresco a gosto

-4 dentes de alho com a casca

Primeiro pré-aqueça o forno em 220 graus. Tempere o prime rib com o mix de pimentas, o sal, o alecrim e o tomilho, esfregando bem na carne; no microondas, derreta um pouco de manteiga, de preferência, sem sal.

Em uma frigideira, adicione um fio do azeite e esquente. Quando estiver bem quente, coloque o prime rib na frigideira para selar por 2 a 3 minutos de cada lado, usando um pegador para virá-lo, assim, você evita furá-lo.

Enquanto você sela o prime rib na frigideira, vá colocando a manteiga aos poucos. Isso dará um sabor especial à carne e evitará que ela queime.

Transfira então a carne para uma assadeira, posicione os dentes de alho com a casca sobre ele e leve ao forno por 15 a 20 minutos para servir ao ponto. Passado esse tempo, retire a carne do forno para servir.

Bife chorizo do Magna Restaurante:

-250g de flor de sal

-40g de pimenta-do-reino branca amassada

-10g de tomilho picado

-800gr de bife de chorizo de angus

-3 dentes de alho inteiro

-1/2 cebola em cubos pequenos

-Tomilho

-Louro

-60 ml de conhaque

Molho de mostarda:

-100 ml de vinho branco

-300 ml de creme de leite

-3 colheres de mostarda dijon

-Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Bife de chorizo:

Misture o sal grosso, a pimenta e o alecrim. Tempere a carne e deixe a corar no azeite. Junte o alho, a cebola e as ervas, e flambe com conhaque. Coloque durante dez minutos no forno a 250°C. Retire da forma e deixe descansar.

Molho de mostarda:

Deglacear a forma de cozimento com vinho branco. Junte o creme de leite, a manteiga e a mostarda. Finalize com a salsa.

Batata Rústica com ervas:

-3 batatas

-3 ramos de alecrim

-4 ramos de tomilho

-10 folhas de sálvia

-3 colheres (sopa) de azeite

-5 dentes de alho com casca

-sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 °C Lave e seque bem as batatas e as ervas.

Numa tábua, corte as batatas em gomos: sempre no sentido do comprimento, vá cortando em metades até formar gomos na espessura que desejar. Transfira os gomos para uma panela, cubra com água e tempere com  sal. Leve ao fogo alto e, quando água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos. Retire do fogo, passe as batatas para uma peneira e deixe por alguns minutos para escorrer bem a água. Transfira para uma assadeira, junte as ervas, os dentes de alho com casca e regue com o azeite. Misture bem para envolver as batatas e ervas com o azeite. Espalhe os gomos na assadeira, sem encostar ou sobrepor , quanto mais espaço entre eles mais crocantes e dourados ficam. Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 40 minutos. Chacoalhe a assadeira de tempos em tempos.