Dados do IBGE comprovam que a prática esportiva está crescendo entre os brasileiros, apesar do índice da população que se exercita regularmente ainda ser menor que 40%. O número de brasileiros ativos já é maior que nas décadas anteriores, quando não se chegava a 15%.  Por isso sair de casa para participar de evento de atividade física é um programa que atrai muita gente, mesmo que seja num sábado de manhã.

Esse é o caso de Marcele Souza, 32 anos, que no último sábado (18/08) acordou animada para participar de um “aulão” outindoor de crossfit na Praça Horizonte Flamboyant, que fica na avenida H, no Jardim Goiás. A atividade recreativa foi ministrada por professores da academia Primatas Flamparque, organizadora do evento em parceria com o franqueado da Fast Açaí, Emiliano Amaral.

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas. Criado nos Estados Unidos pelo preparador físico Greg Glassman, o programa tem se popularizado no mundo, tanto que tornou-se um esporte. De acordo com dados divulgados pela confederação americana de CrossFit, o Brasil é o segundo país do mundo em número de locais oficiais de treino, ficando atrás apenas dos Estados Unidos – onde o método foi criado.

Superação física

Marcele, que conheceu o programa de treinamento no evento realizado na Praça Horizonte, disse que a atividade física é bastante dinâmica e foge da monotonia das práticas convencionais das academias. “Eu gostei demais. Estou super interessada em iniciar o treinamento”, revela. Segundo Luciane Araújo – diretora da academia Primatas Flamparque – o crossfit tem conquistado muitos adeptos por estimular a superação física das pessoas e trazer bons resultados a curto prazo.

Além do aulão, os participantes do evento na Praça Horizonte pudera realizar exame de bioimpedância – que mede o índice de gordura no corpo – e degustar  produtos da rede de alimentação saudável, Fast Açaí. Para o franqueado Emiliano Amaral, os produtos saudáveis da empresa têm uma relação muito próxima com a prática esportiva e um estilo de vida saudável.