Com a vida voltando ao “normal” – volta às aulas e reabertura dos centros comerciais, além, é claro, das festas de final de ano chegando – essa é a melhor época para quem quer renovar a lista particular de leitura, presentear os entes queridos e sendo também uma ótima oportunidade para pais e estudantes aproveitarem os melhores preços em livros didáticos e universitários.

A Black Friday chega a ser melhor do que outras datas para compra de livros: os descontos oferecidos pelas livrarias físicas e online são quase sempre maiores do que no Dia dos Pais, Dias das Mães e Natal. Mas para não se perder durante as compras, o ideal é ter alguns objetivos em mente.

O book advisor Eduardo Villela separou cinco recomendações para você aproveitar bem suas compras de livros durante a Black Friday:

Planejamento – Sabe aqueles livros que você já namora há tempos, mas não comprou ainda? Chegou o momento de fazer a sua lista e esperar a chegada do dia 27 de novembro.

Estudar – Para quem está pensando em aproveitar o período para comprar livros didáticos, foque em leituras específicas sobre o objeto de estudo. Separe os títulos que serão para os estudos de seus filhos e os que serão para você. Assim, vai conseguir comprar aqueles livros que realmente vão ajudar e não acabar virando decoração na sua estante.

Presentes – Faça uma lista dos amigos e familiares que você pretende presentear no final do ano no Natal ou amigo secreto. É muito gostoso presentear aqueles que amamos e tenho certeza de que seus familiares e amigos vão ficar muito felizes por terem sido lembrados por você. E como os gostos são variados, esse é o melhor momento para aproveitar os descontos em temas variados de livros e já deixar o presente deles garantido.

Crianças – Oportunidade perfeita para os pais incentivarem seus filhos a ler. Os livros infantis, por exemplo, que costumam ter preços mais elevados por conta de serem coloridos, impressos em papel especial, contarem com ilustrações, capa dura etc, recebem descontos interessantíssimos. Não percam a oportunidade de adquirir aqueles livros que seus filhos já te pediram e outros que você quer presenteá-los.

2021 – Qual são os seus objetivos para o ano que vem? Vai focar no crescimento pessoal ou profissional? Ou nos dois? Os livros também podem te ajudar a realizar suas metas. Então aproveite os descontos para adquirir livros de carreira, negócios, educação financeira, biografias, autoajuda e outros. Eles certamente contribuirão para melhorar sua vida em 2021.

Já chegar ao Black Friday com sua lista de livros é a melhor estratégia para poder comprar bem e evitar gastar por impulso. As grandes histórias nos inspiram, emocionam e divertem. É por meio da leitura de bons livros que desenvolvemos a criatividade, melhoramos o entendimento do mundo ao nosso redor, nosso raciocínio fica mais rápido, pensamos soluções para situações e problemas complexos de uma forma muito mais eficaz e tantas outras benesses. Por isso, a Black Friday é o melhor momento do ano para aumentar o seu repertório literário sem precisar desembolsar muito dinheiro.

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infantojuvenil e adulta. Atuou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicação na Editora Gente e copublisher e diretor comercial na Editora Évora. Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). Mais informações em www.eduvillela.com