O Shopping Bougainville recebe, a partir do próximo sábado (23), a exposição Eyes of the Street – Voz e Coesão para Comunidades Marginalizadas. A mostra fotográfica reúne uma coletânea de imagens captadas por moradores do Setor Terra do Sol, em Aparecida de Goiânia, comunidade carente daquele município. O objetivo é mostrar ao público a realidade capturada pelas lentes fotográficas dos participantes do projeto, que foram previamente selecionados e treinados no manuseio de uma câmera fotográfica por meio de oficinas fotográficas, saídas pelo setor para captar as imagens, palestras e debates. A exposição fica no Shopping até o dia 3 de março.

A iniciativa é da ONG Eyes of the Street, que tem atuação em nível mundial e que busca desenvolver habilidades e canalizar recursos para comunidades que vivem à margem da sociedade por meio de ferramentas criativas e sustentáveis, como a fotografia. As oficinas – também chamada de vivências –, além de capacitar o participante a utilizar uma máquina fotográfica, visam a promover a dignidade, para que ele possa conquistar seu espaço de direito e o seu senso de liderança.

Nas oficinas não há julgamentos. Os participantes são livres para se expressarem e relatar a sua realidade e expor suas ideias, para que possam estar aptos a buscar melhorias para si e para a comunidade, o que ajuda no desenvolvimento das habilidades técnicas e de comunicação visual e interpessoal de cada um. Ao final, as máquinas fotográficas são doadas para os participantes para que mais fotografias sejam tiradas e mais exposições sejam feitas, tudo sob a orientação de um líder comunitário previamente capacitado para estimular essa produção e assegurar a sustentabilidade do projeto.

EVENTO: Abertura da exposição Eyes of the Street – Voz e Coesão para Comunidades Marginalizadas

DATA: 23 de fevereiro de 2019

HORÁRIO: 14h

LOCAL: Shopping Bougainville

ENDEREÇO: Rua 9, nº 1.855 – Setor Marista – Goiânia-GO

créditos: divulgação