Em Aruanã, às margens do rio mais famoso do Estado, o governador Ronaldo Caiado lançou neste sábado (06/07) a temporada de férias do Araguaia, inaugurou o Posto de Comando da Operação “Turista Seguro” e anunciou ações integradas do Governo de Goiás, com iniciativas inéditas, para garantir segurança, tranquilidade e consciência ambiental aos que procuram a “praia do cerrado”. Pela primeira vez, o Corpo de Bombeiros usará drones no socorro a vítimas de afogamento e desenvolveu aplicativo para orientar os viajantes. Caiado ainda determinou reforço policial na cidade, e a Saneago se preparou para atender a demanda maior por água, se antecipando a problemas de desabastecimento que antes eram comuns nessa época.
“Venham para o Araguaia, vocês verão que é algo maravilhoso desfrutar dessa beleza”, convidou o governador, que, acompanhado pela primeira-dama Gracinha Caiado, por auxiliares do Estado e deputados, explicou ponto a ponto as ações do Governo de Goiás relacionadas à temporada em Aruanã. “Implantamos um sistema de proteção para os turistas na praia, que jamais foi instalado. Temos o drone pronto para levar rapidamente à pessoa que está em risco de afogamento um salva-vidas”, contou, explicando que este socorro rápido é fundamental para garantir a tranquilidade do banhista até que os bombeiros possam retirá-lo da água.
Também o Corpo de Bombeiros trouxe outra modernidade para a beira do rio. Criou um aplicativo de celular para orientar as pessoas que chegam à cidade. Entre as funcionalidades, está a localização das estruturas do Estado, de norte a sul do Araguaia. “Nossas estruturas foram bem distribuídas para dar total proteção aos turistas. As praias já estão balizadas, onde são as áreas que podem ser utilizadas para banho e as que estão interditadas. Além disso, há pessoas treinadas e atentas para fazer a proteção caso tenha alguma afogamento nessas praias”, relatou.
Outra ação simbólica é o Projeto Praia Acessível, uma parceria da Goiás Turismo com a iniciativa privada e o Corpo de Bombeiros de Goiás, que levou 14 cadeiras de rodas anfíbias a sete localidades à beira do Araguaia. Assim, o Governo de Goiás proporciona uma experiência nova aos cadeirantes, pessoas com deficiência e idosos: entrar no rio com segurança e conforto. Além de Aruanã, as cadeiras anfíbias serão disponibilizadas em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Cocalinho, Bandeirantes e Luiz Alves. Para o presidente da Agência de Turismo, Fabrício Amaral, é grande a alegria de dar início ao maior projeto de inclusão em rios do Brasil. “Abrimos caminho para a prática de acessibilidade no Turismo goiano”, disse.
Turismo consciente
Oferecer estrutura e segurança para o turista é uma das preocupações, e outro foco para o sucesso da temporada de férias é o cuidado com o meio ambiente. Seguindo o conceito do Programa Juntos Pelo Araguaia, lançado em junho, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância de promover a conscientização para a preservação da natureza. Nesse ponto, o trabalho é realizado pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Goiás, que intensifica nessa época as ações de prevenção de crimes ambientais.
“Trouxemos toda uma política orientadora de preservação ambiental, com ações educativas para evitar desperdício de água e ter respeito ao meio ambiente, o que nos ajuda a ampliar o trabalho de conservação e de recuperação do rio. Queremos recuperar o Araguaia e, para isso, contamos com o apoio de todos”, apontou o governador. Ele ressaltou ainda as ações nesse sentido que têm sido promovidas por deputados estaduais e federais, secretários de Estado e do prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho.
O governador salientou que também a Saneago se planejou para receber bem os turistas. De forma preventiva, a estatal ampliou a oferta de água. “Era muito comum faltar água [na temporada]. Fizemos um trabalho em Aruanã, especificamente, e em outras cidades e ampliamos a oferta de 700 mil litros para 1,7 milhão de litros de água”, enumerou. Como é comum a queda de energia [uma área de responsabilidade da Enel], o Governo de Goiás instalou geradores para garantir também que não falte energia elétrica. “Com isso tudo, nós estamos modernizando”, avaliou Caiado.
“Em anos anteriores a gente tinha problemas, mas deixo registrado que, já no começo desta gestão, chamamos atenção para a falta de água e melhoramos a capacidade, ampliamos as bombas e também os geradores”, observou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski. Ele salientou que a estatal trabalha com amplas parcerias, principalmente com ações voltadas à conscientização. “A água vem da natureza, portanto, temos o dever de ajudar nos projetos ambientais.”
Parcerias e projeção nacional
O prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho, reafirmou a hospitalidade dos moradores da cidade e parabenizou Ronaldo Caiado pelo trabalho promovido nestes primeiros seis meses de gestão. Ainda destacou a parceria com o governo. “Tem sete milhões de goianos à espera do senhor [governador] e têm muitas pessoas que esperam aqui também, então conte conosco! O senhor está no caminho certo, parabéns! Goiás espera que tudo seja transformado da melhor forma possível”, avaliou.
Acompanhado pelo prefeito Hermano de Carvalho, Caiado participou de inaugurações promovidas pela Prefeitura de Aruanã, com descerramento de placas. Entre as entregas à sociedade estão o auditório da Escola Municipal Darcy Bandeira de Melo; e três obras de revitalização do Porto da Associação dos Barqueiros, da Praça Largo São José da Rodoviária Municipal.
O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado prestigiaram ainda o lançamento da “Arena Record”, um espaço da Rede Record que foi montado na Praia do Cavalo. Durante quinze dias, a Arena oferecerá uma série de atividades voltadas para os turistas e para a população local. Para Caiado, a ideia ajuda a projetar nacionalmente o Rio Araguaia. “Eu tenho certeza que não só os goianos, mas todo o Brasil vai voltar os olhos para essa beleza que se chama Araguaia”, completou.
Coordenadora do Gabinete de Política Sociais, Gracinha Caiado tinha um motivo a mais para visitar a cidade de Aruanã: entregar mantimentos e roupas à população carente, ribeirinha. Depois da agenda de lançamento da Temporada do Araguaia, Gracinha e Caiado estiveram na casa da primeira família beneficiada – a mãe Luana, 30 anos, e seus seis filhos – receberam cobertores, alimentos e brinquedos para crianças. Outras visitas e entregas foram realizadas pela primeira-dama, que é também presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Participaram também do lançamento das ações do Governo de Goiás na temporada de férias, os secretários Pedro Sales (Administração), Rodney Miranda (Segurança Pública), Wilder Morais (Indústria e Comércio); o presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes; deputados estaduais Dr. Antônio e Jeferson Rodrigues; deputado federal Zacharias Calil; o comandante de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), coronel Dewislon Adelino Mateus; além de outras autoridades.