Festa Junina combina com pipoca, quentão, licor de tamarindo, cachorro-quente, pamonha, canjica, paçoca e… chá! Nesta época do ano, a bebida que é a segunda mais consumida no mundo – perdendo apenas para a água – mostra mais uma de suas qualidades: a versatilidade. O chá pode ser tomado quente ou frio e é usado em drinques e na culinária, inclusive no preparo de doces e geleias. Isso sem falar das propriedades da bebida, associada ao bem-estar e ao reforço na imunidade graças às propriedades dos ingredientes.

Originário da China, o hábito de mergulhar as folhas da Camellia sinensis em água quente conquistou o mundo graças à influência inglesa, mas aqui na América os povos originários já conheciam muito bem o poder das infusões. No Brasil, o consumo de chá cresceu 60% nos últimos cinco anos, segundo uma pesquisa divulgada em dezembro de 2019 pela consultoria internacional Euromonitor.

Uma das receitas sugeridas pela Tea Shop para deixar a festa junina mais deliciosa é uma mescla à base de Rooibos, um arbusto originário da África do Sul e rico em vitamina C, com um toque de licor de tamarindo, tão apreciado nas festas juninas do Nordeste do país. Os demais ingredientes da mescla são cenoura, casca de laranja e sementes de rosa mosqueta. Confira:

Rooibos Orange Tamarindo

Ingredientes para 1 litro (Jarra Ice Tea)

  • 8 medidas de Rooibos African Sunset (16g)
  • 300ml de água quente
  • 120 ml de licor de tamarindo
  • 1 kg de gelo

 Preparo:

  1. Preparar uma infusão concentrada na Tea Maker com 8 medidas de Rooibos African Sunset.
  2. Deixe infusionar por 6 minutos.
  3. Em uma Jarra Ice Tea com gelo, colocar os 120ml de licor de tamarindo, o concentrado de chá previamente preparado e misture até ficar homogêneo.

A segunda receita sugerida pelos especialistas em chá é uma canjica cheia de personalidade. Canela, gengibre, cravo e cardamomo são os ingredientes da infusão Indian Yogi, utilizada no preparo dessa iguaria típica junina no Sudeste e Sul do Brasil. Acompanhe:

Canjica Chai

Ingredientes:

  • 300g de milho branco para canjica
  • 500 ml de água
  • 500 ml da infusão Indian Yogi
  • 1 canela em pau
  • 2 cravos-da-índia
  • 1 litro de leite
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • Canela em pó para polvilhar

Preparo:

  1. Preparar uma infusão concentrada com 5 medidas de Indian Yogi em 500ml de água quente.
  2. Em uma panela de pressão em fogo baixo, coloque o milho para canjica, a água, a infusão de Indian Yogui, a canela e o cravo. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos após iniciada a pressão.
  3. Retire do fogo, deixe a pressão sair naturalmente e guarde em outra panela. Acrescente o leite, o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 30 minutos ou até a canjica amaciar e o caldo engrossar. Retire do fogo e reserve.
  4. Em uma panela de pressão em fogo baixo, coloque a lata de leite condensado sem o rótulo e cubra com água.
  5. Tampe e cozinhe por 20 minutos após iniciada a pressão. Retire do fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Misture o leite condensado cozido à canjica e despeje em um refratário médio. Polvilhe com canela e sirva, se desejar, decorada com canela em pau.

A Tea Shop

Com 34 lojas no Brasil, a Tea Shop é a maior e mais especializada rede de chás gourmet do país e disponibiliza mais de 130 mesclas e infusões por tele-entrega ou pela loja virtual. Nasceu em Barcelona, Espanha, há três décadas e hoje é constituída por quase 100 lojas em seis países. Para garantir folhas frescas e aromáticas, a Tea Shop dispõe de um sistema de rastreamento dos produtos e adota selos e certificações internacionais que garantem a procedência e técnicas sustentáveis de cultivo nos países de origem. Os telefones das lojas no Brasil que operam com tele-entrega estão em https://www.teashop.com.br/momento-de-se-cuidar. Para mais dicas, receitas e e-commerce, acesse www.teashop.com.br