O outono acaba de chegar, mas bem antes disso as novas coleções desta temporada outono/inverno já estavam nas vitrines e começam a ganhar as ruas e baladas. Neon, metalizados, estampas em xadrez, floridas, botânicas, geométricas, sobreposições, a volta da animal print e da tie dye (técnica de estampa feita por tingimento com nós) são as principais tendências que prometem marcar a moda outono/inverno 2019. A onda colorida, que veio forte no último verão, promete ficar mais um pouco com variações em tons pastéis, seguidos dos terrosos – como o de telha ao ocre – e cores fortes, como o laranja. Essas cores vibrantes prometem pontuar a sobriedade típica do inverno.

Para saber um pouco como serão apresentadas essas novas tendências da moda outono/inverno, ouvimos vários lojistas do Estação da Moda, um dos maiores shoppings de atacado em confecções localizado em Goiânia, capital que cresce como o segundo maior pólo produtor de moda no Brasil.

A empresária Letícia Francielly Nascimento, dona da loja Boutique da Lê, está apostando nos tecidos confortáveis, como malhas caneladas, suedes lisas e estampadas e peças que ativem a memória afetiva. “Combinar a elegância da alfaiataria com o lado prático do estilo mais desportivo é uma pegada da estação”, diz Letícia que está apostando nas cores telha, caramelo, chocolate e marsala.

Com altos e baixos, as estampas animal print estão de volta à esta estação, segundo a lojista. “Essa estampa tem sido a queridinha do momento”, enfatiza Letícia, apontando que o courino, ou couro ecológico, também é destaque para a temporada. E dos anos 60 voltam peças como a minissaia, item que abriu alas ao espírito jovem e da liberdade sexual nos anos 70 e agora está mais “in” do que nunca.

Estilo country

Os corredores do Estação da Moda também trazem novidades para um tipo de moda bem típico em várias partes do Brasil, especialmente nesta estação outono/inverno: o estilo country, que ganha força durante a realização de várias festas agropecuárias espalhadas por cidades do interior do País, e mesmo em algumas capitais, como Goiânia, que em maio recebe a sua tradicional Festa Pecuária.

Calças no estilo montaria usadas com botas e camisas xadrez são marcas registradas desse estilo, mas que também caem bem com peças com outra pegada como casacos, vestidos, blusinhas, camisas e acessórios. “Pode colocar tudo junto no mesmo look. Você decide até onde vão os seus limites”, sugere Letícia.

Elegância e contrastes

Contrastes de tecidos e estampas são as apostas da Coleção Glam, da loja Neuza Leão, no Estação da Moda. O novo catálogo da marca traz à tona a lado feminino exuberante e a atitude imponente e imprevisível presentes em todas mulheres, que se complementam e transformam todo o universo ao seu redor. “A ideia dessa coleção é deixar em evidência as possibilidades de se reinventar a cada dia, pois podemos ser e vestir com o que nos faz bem”, frisa Sarah Cristina Rodrigues Leão, uma das sócias da loja.

Ela reforça que a marca trabalha com uma coleção versátil, com cores fáceis de combinar, estampas neutras e animal print, para a parte de cima tecidos leves e na parte de baixo tecidos estruturados e confortáveis. “Pensando em possibilidades, trabalhamos com um mix variado de blusas, vestidos curtos e longos, shorts, calças e macacões, com peças vestem do 36 ao 48”, enumera. De acordo com Sarah, a regra é uma só: roupas confortáveis e elegantes para ocasiões simples. “Elas querem looks fáceis de combinar e isso inclui a cor. Nossa aposta são os tons terrosos, nude, preto e branco, animal print e estampas leves”, diz.

Riscas largas, finas, horizontais, verticais, diagonais, coloridas, monocromáticas estão por toda parte. E para quem não nasceu para ser propriamente discreta, a tendência é o metalizado. O brilho continua firme e forte nas roupas, acessórios e até na maquiagem.