Dentro de alguns dias o clima de festa se intensificará com o início das confraternizações. Em família, entre amigos e no trabalho serão incontáveis momentos para celebrar o encerramento do ano e renovar as energias para o início de mais 365 dias. E mesmo nesses momentos é importante manter a linha e garantir que comportamentos inadequados não atrapalhem as relações profissionais a partir daquele momento. “Beber e comer demais, exagerar na intimidade a ponto de se esquecer da hierarquia, além daqueles que são ‘inimigos do fim’ são as gafes mais comuns nas festas de fim de ano em empresas”, pontua Alexandre Lozi.

Lozi é cerimonialista e há alguns anos observa, estuda e qualifica profissionais para que saibam se comportar em ambientes corporativos e sociais. “Uma festa de empresa não é como uma balada que você faz na sua casa”, alerta. Portanto, um dos aspectos mais importantes para não esquecer é que mesmo sendo um momento de confraternização as relações de hierarquia profissional devem ser mantidas. “Os líderes devem dar o exemplo, pois continuam sendo gestores. E os colaboradores também devem agir adequadamente, principalmente, evitando beijos e abraços em excesso”, afirma.

Ele reforça ainda que “a festa é uma extensão do seu trabalho” e que, por isso, é importante vestir-se e comportar-se de maneira pertinente à ocasião. Outras gafes bastante comum são: beber sem limites e extrapolar, comer de maneira não educada, entusiasmar-se demais no momento de sorteios e entrega de brindes, entre outros.

A dica que o consultor de imagem deixa é simples. “Observe os protocolos para saber o momento ideal de deixar o evento!”

Sobre a Lozi Estilo:

A Lozi Estilo é o Estilo Alexandre Lozi de eventos, treinamentos e consultoria. A marca se estabelece após 17 anos de dedicação ao mercado de eventos e pela necessidade de oferecer diferenciais para um segmento exigente e em constante mudança. Assim, o cerimonialista Alexandre Lozi oferece não apenas eventos luxuosos, mas também oportunidade de capacitação e desenvolvimento profissional para pessoas de diversas áreas de atuação. O objetivo é apresentar o bem viver que é o mercado de luxo!