Cia Candongas é uma das companhias que integram a programação do F5 – Festival de Cultura Independente de Contagem. E a Cia teatral vai transmitir no Youtube e no Facebook, do Candongas e do Festival, o espetáculo Sísifos, às 19h, no dia 26 de junho, sexta-feira. Após a transmissão do espetáculo, haverá um bate-papo, às 20h15, sobre a peça e a naturalização do fascismo com Gustavo Bartolozzi, ator e diretor do Candongas, e Frodo, do F5. O bate-papo será no Instagram do F5, o @f5_festival.

Com a proposta de fazer o público refletir sobre a condição humana e social, o ponto de partida de Sísifos é o paralelo entre a relação “vida x trabalho” que estabelecemos no mundo contemporâneo e o imaginário em torno de Sísifo, personagem da mitologia grega que, por enganar os deuses, é castigado com o trabalho eterno e repetitivo de carregar um rochedo até o cume de uma montanha. Em cena, dois personagens refletem sobre sua relação com o poder e a felicidade, enquanto trabalham carregando suas pedras diárias. Assim, um dos principais méritos da montagem é fazer com que o público reflita sobre sua condição humana, sua presença em seu meio e sua busca pela felicidade.

Sísifos tem dramaturgia elaborada por Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi a partir de pesquisa realizada sobre o Teatro do Absurdo. A direção é assinada por Cláudia Henrique, também integrante do grupo, e o elenco é formado por Gustavo Bartolozzi e Antônio Rodrigues. Com este espetáculo, o grupo ampliou o seu campo de estudos após a conclusão de uma pesquisa de cinco anos sobre o universo do Teatro do Absurdo, na qual mergulhou no estilo dramatúrgico de seus autores mais expoentes, como Samuel Beckett, Eugene Ionesco, entre outros. No processo de desenvolvimento dramatúrgico, a montagem encontra ponto de interseção nas obras “O Mito de Sísifo”, do filósofo francês Albert Camus, e no “Mito da Caverna”, de Platão, além do livro “1984”, de George Orwell.

A participação da Cia Candongas no Festival F5 é apresentada pelo Ministério da Cidadania, Copasa e Cemig.

Sobre a Companhia Candongas

Desde sua fundação em 1994, a Companhia Candongas dedica-se a estudar o teatro em suas múltiplas formas e manifestações. Seu principal objetivo é utilizar as artes cênicas como uma forma de expressão da cultura e do imaginário coletivo do homem, valorizando a cultural popular, em especial, a brasileira. Seus trabalhos trazem a forte marca de um teatro aberto, que busca um contato mais intenso com os espectadores.

Serviço

Sísifos no F5 – Festival

Data: 26 de junho, sexta-feira

Horário: 19h – Transmissão do espetáculo Sísifos; 20h15 – Espetáculo sobre a peça o antifascismo

Local: Transmissão do espetáculo: Facebook e Youtube da Cia Candongas e do F5; Bate-papo: Instagram do F5

Site e redes sociais:

ciacandongas.com.br