Um colete, treino personalizado, eletroestimulação e 20 minutos que equivalem a 2 horas de academia. Indicado para um público que vai de atletas a sedentários, o X-Body é um treino realizado com apoio de um aparelho testado e aprovado pela Nasa, no Brasil. No total, são mais de 350 músculos estimulados por mais de 36 mil vezes durante uma sessão. Os benefícios: perda de peso, ganho de massa magra, fortalecimento muscular e melhora no desempenho em outras atividades.

Lorena Soares é fisioterapeuta e explica que o treino exige uma roupa e um colete especial. No colete, os eletrodos estão posicionados em posições predefinidas que pressionam firmemente os músculos. O atendimento é personalizado, assim como os exercícios que podem mesclar técnicas de pilates e musculação. Neste tempo, a eletroestimulação funciona com contração, descanso e diferentes frequências e impulso. “Os alunos estão altamente confiantes com a tecnologia, pois obtiveram resultados rápidos, visíveis, precisos e um pequeno intervalo de tempo”, afirma.

O X-Body é indicado para maiores de 16 anos e pode ser realizado no intervalo de outras atividades físicas, mas não no mesmo dia. Se feito com uma alimentação equilibrada, consegue resultados ainda melhores na eliminação de gordura. O treinador pode ser um educador físico, médico ou terapeuta. Já especializado em Pilates há seis anos, o Força e Mente Estúdio começou a oferecer o X-Body em 2018 e explica que por lá, os treinadores são todos fisioterapeutas, devido ao trabalho que já executavam.

Cuidados necessários

É preciso tomar cuidado, entretanto, com a ingestão de bebidas alcoólicas, que não são indicadas em intervalos de 24 horas pré e pós treino. Isso porque, a ingestão de álcool leva a uma eliminação de água do corpo e o treino proporciona uma drenagem nas células. O treino não é indicado para gestantes, mas é um bom aliado de pós-parto, desde que não haja amamentação exclusiva.