Quem, quando criança, nunca escutou aquela famosa pergunta: “o que você vai ser quando crescer?”. Ou ainda, não participou de brincadeiras sobre profissões, representando a professora ou uma cozinheira famosa? Desde cedo, a criança é estimulada, por seus pais ou amigos, a lidar com certas atividades que afloram seus talentos e habilidades e isso é muito positivo para sua evolução. O que a muita gente não imaginava na infância é que esses estímulos assumiriam papéis reais na vida adulta e que seria preciso optar pela profissão ideal longe do universo das brincadeiras.

Quando chega a hora de decidir, é natural que o adolescente ainda tenha dúvidas sobre o caminho que realmente deseja trilhar. Para ajudar o estudante nesse desafio no mês que marca o Dia do Vestibulando, comemorado em 24 de maio, a diretora da Faculdade Pitágoras de Goiânia, Ana Paula de Souza Rios, reúne cinco dicas que ajudam na escolha da carreira ideal.

• Busque informações sobre as profissões que interessam
Na maioria das vezes, nos preocupamos apenas com o que o profissional faz e não ampliamos estas informações. É preciso pesquisar as necessidades no mercado, ofertas de emprego, se há mercado saturado, a regulamentação, entre outros pontos que podem contribuir para a escolha.

• Converse com um profissional da sua área de interesse
Esse diálogo é essencial para entender como é o dia a dia da profissão e ampliar o seu conhecimento sobre ela. Devido ao distanciamento social, esta conversa pode ser realizada por chamadas de vídeos.

• Autoconhecimento: se conheça!
Autoconhecimento também é importante. É preciso conhecer quem você realmente é: seus interesses, o que te desafia, quais as suas habilidades, desejos, expectativas, valores. Trabalhar no que nos dá prazer se tornou fundamental. Se possível, faça um teste vocacional. Há várias opções gratuitas disponíveis online.

• Não siga a “modinha”
A profissão mais comentada, a que remunera melhor ou a que oferece maior status, pode não ser a ideal para você. Profissões ligadas à tecnologia, por exemplo, podem estar em alta no momento, mas, não significa que você se encaixará em uma delas. Escolha a carreira que você se identifique, que tenha “mais a ver com você”. Sua dedicação, seu conhecimento e suas habilidades que serão responsáveis pelo seu sucesso e realização.

• Tenha calma
Apesar de toda ansiedade que esta escolha costuma gerar, tenha calma porque é uma decisão importante. Atualmente, devido a diversas áreas de atuação disponíveis, nem sempre esta escolha será única, você poderá atuar em mais de uma área ou se especializar em uma única. Mas, tudo em seu tempo.

Sobre a Faculdade Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br.

Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.