Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da inclusão e diversidade na sociedade, em 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data também representa uma oportunidade de refletir sobre o tema e buscar sempre novos caminhos e constante desenvolvimento social.

síndrome de Down é uma condição que afeta um grupo de pessoas e está associada em menor ou maior grau a uma deficiência intelectual. Segundo o Projeto Down, estima-se que, no Brasil, a população de portadores esteja perto de 300 mil, entre adolescentes, adultos e crianças.

Walter Vieira, de 41 anos, tem Síndrome de Down e, há um ano, trabalha no McDonald’s como Atendente, no restaurante do Passeio das Águas Shopping. Hoje, parte de uma equipe e inserido no mercado profissional, ele se sente uma nova pessoa, mais otimista sobre os projetos para o futuro: “Eu não tinha planos, era tudo muito rotineiro. Hoje vejo que sou capaz de fazer muito mais! Sonho em viajar e conhecer o mundo, especialmente a Disney”, revela.

No McDonald’s, empresa já reconhecida no mercado por abrir portas para o primeiro emprego e promover a inclusão de pessoas com  deficiência, ele se sente à vontade. “Dentro da empresa me sinto útil, produtivo e realizado. É um local adequado para conquistar meu espaço na sociedade. Não importa quais são as dificuldades, quando se encontra realização nas pequenas coisas. Eu me sinto feliz por, cada vez mais, ganhar prática e experiência para executar bem a minha função”, conclui Walter.

Atualmente, o McDonald’s investe R$ 40 milhões em capacitação pessoal no Brasil, incluindo de colaboradores com deficiência.