Em boa forma nas 4 Estações

Seja inverno ou verão, fica difícil realizar uma previsão do tempo assertiva por que nossa cidade está localizada em uma região em que o clima pode te surpreender. É possível sair de casa de terno, e no meio do dia ter que recorrer à uma camisa que está na mochila ou, em casos mais extremos , ir em casa  trocar de roupa. Ao escrever essa matéria, por exemplo, o clima marca 28 °, ventos de 5km/h e umidade de 25 %. Clima relativamente agradável, mas como quem mora na cidade há anos, não é muito arriscado afirmar que o tempo bom pode estar com as horas contadas. É aí que vem o tempo quente e seco, que nos assusta e nocauteia fora do ringue.

Nessas condições, nossas tarefas cotidianas se tornam mais difíceis de ser realizadas, é necessário exalar maior energia para não deixar de cumpri-las. A que vamos destacar agora, é uma das atividades mais importantes na vida de um ser humano: A atividade física. Como manter a disciplina de treinos quando sabemos que o clima é uma das maiores influências na hora de praticar esportes?

Cãibras musculares, fraquezas, dor de cabeça, tontura e confusão mental, são sintomas que aparecem quando o clima não quer colaborar. Pensando nisso,  separamos 4 perguntas básicas que podem ser úteis e  que foram respondidas por Márcio Nihara Togo, professor  de educação física na Academia Mais Saúde, localizada no Jardim América, em Goiânia.

IMG-20160801-WA0024

No clima seco, qual a vestimenta ideal para homens e mulheres que malham?

Roupas leves que facilitem a evaporação do suor, uma vez que, tecidos pesados como as malhas de algodão tendem a ficar encharcados podendo causar mal estar e desconforto no aluno(a). A atenção no tipo de calçado é imprescindível, pois, o mesmo deve ter um cabedal (parte superior) que facilite a respiração dos pés e um solado que absorva o mínimo de impacto possível.

Qual a importância da água nos treinos? Há alguma recomendação específica de quantidade por hora de treino?

A ingestão de água é importante para combater a desidratação , já que para manter a respiração ativa, perdemos água e , também, para manter nossos órgãos funcionando, temos perda de água. Além disso, a desidratação pode levar à cãibras. Então não saia correndo atrás de uma banana ao menor sinal de cãibra. Procure hidratar-se adequadamente antes, durante e depois das atividades físicas. Uma sugestão para o consumo de água é ingerir cerca de 400 ml a 600 ml , 2 horas antes de iniciar as atividades físicas, e  entre 150m a 200 ml a cada 20 minutos de exercício.Mas lembre-se , cada indivíduo tem uma necessidade particular.

Nesse tempo quente e seco,mulheres grávidas podem freqüentar academia normalmente?

Muito se foi discutido sobre a atividade física durante a gestação. E a conclusão que se chega é que se a intensidade for moderada, não expondo o bebê a riscos , a atividade física  será muito bem vinda.

Goiânia tem apresentado tempo seco e quente na maioria das vezes, independente da estação do ano. As academias adotam alguma estratégia para driblar os incômodos impostos pelo clima?

O clima quente e seco do cerrado goiano, castiga os praticantes de atividade física quase o ano inteiro. Para amenizar os incômodos nesse clima, as academias estão utilizando climatizadores, que umidificam o ar (em detrimento aos condicionadores de ar que retiram a pouca umidade que restante). Aulas em ambientes abertos e com maior circulação de ar, de preferência na parte externa das academias devem ser consideradas.

Você já deve ter ouvido por aí a famosa expressão latina, derivada  da sátira X do poeta romano Juvenal  que diz “mente sã, corpo são “ ! Então é o momento de colocar em prática. Hora de calçar o tênis, separar a garrafa de água e vestir um pouco de dedicação e disciplina, pilares essenciais para o desenvolvimento de qualquer atividade física. Ressalto que, se você desenvolver algum dos sintomas descritos no inicio da matéria, você deve imediatamente baixar a temperatura do corpo e se hidratar. Pare o exercício imediatamente e saia do calor. Se possível, alguém deve ficar com você, que pode ajudar a monitorar sua condição. Remova a roupa extra ou equipamento desportivo. Beba líquidos como água ou isotônico. Se possível, ventile seu corpo ou molhe-o com água fria. Se você não se sentir melhor dentro do período de 30 minutos, contate seu médico.