Sua origem é incerta, mas acredita-se que o quitute que deu origem ao famoso empadão goiano que conhecemos hoje tem origem no continente europeu. Há séculos, portugueses e espanhóis consumiam um tipo de torta salgada e recheada com carnes e mariscos. Ao chegar ao Brasil, essa receita foi aprimorada.

A receita do empadão goiano surgiu há mais ou menos 150 anos na Cidade de Goiás, antiga Vila Boa, que na época era capital do estado, e depois se espalhou pelas outras cidades do Cerrado. Sua versão mais tradicional leva frango, mas no decorrer dos anos vários ingredientes foram adicionados (queijo fresco, palmito, ovo cozido), incluindo alguns que são típicos de Goiás, como o pequi, fruto típico da região, e a guariroba, também conhecida como coco-guariroba, é uma palmeira tipicamente brasileira, seu palmito se diferencia pelo gosto mais amargo comparado ao palmito doce das espécies da Mata Atlântica. Ambos são muito utilizados na produção de doces caseiros e na culinária sertaneja em geral.

Para quem é de fora de Goiás, pode até parecer com as tradicionais empadas que são consumidas em outros lugares do Brasil, mas o empadão goiano é maior e feito em formas específicas, onde a massa é forrada de forma muito fina e com bastante recheio. Com o passar dos anos, tornou- se um verdadeiro símbolo da cultura gastronômica goiana e hoje é facilmente encontrada em diferentes estabelecimentos do estado, muitos destes localizados na capital.

Empadão goiano em casa

Com a recente chegada da 99Food à Goiania, ter um empadão goiano entregue em casa ficou ainda mais fácil. A plataforma conecta pessoas aos melhores estabelecimentos locais, muitos dos quais dispõe desse prato no menu, tais como:

• Empadão Goiano: fundada em 1980, começou apenas com a produção de empadas, sendo o empadão goiano seu carro chefe até hoje. Hoje em dia, dispõe de uma linha especializada em salgados, feitos em sua própria fábrica. No app da 99Food, o empadão goiano de 250g com recheios de guariroba e palmito sai por R﹩ 9,90.

• Pamonharia Frutos da Terra: Também fundada em 1980, surgiu como uma portinha para a rua que rapidamente ganhou fama e se tornou ponto de encontro dos apreciadores da culinária goiana. Seu empadão goiano de 430g é vendido por R﹩ 24.

• Pamonha Oeste: Fundada em 1990, seu principal produto é o milho, mas também dispõe do empadão goiano, recheado com palmito, azeitona, milho, batatinha, filé de frango, cheiro verde, muçarela e ovos. A unidade sai por R﹩ 24.

Pelo aplicativo da 99Food, a primeira compra após o cadastro do consumidor ainda tem desconto a partir de 30%. Para conferir as opções basta fazer o download na loja de aplicativo do seu smartphone.