Uma construtora de Goiânia , a Toctao Engenharia, vai imunizar contra influenza cerca de 150 funcionários durante  toda quarta-feira, 8. Organizada com hora marcada, a ação deve começar às 8h e será realizada por profissionais do Serviço Social da Indústria (Sesi).  A vacinação segue um cronograma já previsto pela empresa que aconteceria durante Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma), mas foi adiada por causa da decisão do governo Estadual de implantar o isolamento social para conter a pandemia do Coronavirus e consequentemente a Convi-19, em Goiás.

Mesmo com a prorrogação da quarentena, a empresa decidiu organizar a imunização uma vez que  aproxima-se também os meses de outono e inverno, época que aumenta os casos de influenza. Além de proteger nossos colaboradores das gripes, a iniciativa também ajuda no combate preventivo à Covid-19. “Ela contribui para evitar que pessoas fiquem doentes e sobrecarreguem o sistema de saúde, que está  voltado para atender os casos de Coronavírus, que haja necessidade de ir ao hospital, onde há risco de contaminação pela Covid-19, e ainda haja uma diminuição da imunidade com o acometimento de uma gripe”, explica a gestora Ambiental e Coordenadora do SGI do Grupo Toctao, Cinthia Martins. A vacinação será custeada pela empresa e oferecida gratuitamente ao colaborador.

Autoridades da saúde recomendam a vacinação da tetravalente, que será oferecida pela empresa,  principalmente por contemplar 4 tipos de vírus da gripe, inclusive o H1N1. Elas seguem as CEPAS recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2020. Isso porque embora a vacina não aja contra o Coronavírus, a imunização é importante para garantir o maior número de pessoas saudáveis e diminuir a ocupação de leitos em hospitais e pronto-socorros.

Segundo Cinthia Martins, primeiramente os colaboradores administrativos e administrativos de obra estão sendo convidados para a vacinação. Em um segundo momento os operários serão vacinados. “Realizamos essa ação coletiva desde 2013 e esse ano estamos nos adaptando a esse novo cenário. Como os administrativos estão trabalhando em home office, ou em sistema de escala, eles serão os primeiros”.

Para que não haja filas e aglomerações, Cinthia explica que os funcionários terão agendamento prévio, além de ter horário reservado para quem ainda está indo aos escritórios da empresa. A ação acontece na sede da Toctao, no setor Bela Vista, e deve durar das 8h às 15h.

O Grupo Toctao possui Sistema de Gestão Integrado (SGI), baseado nas certificações de qualidade (ISO 9001), ambiental (14001), de saúde e segurança (OSHAS 18001).