Não dá para esconder o sentimento de frustração quando a aprovação não vem. Extremamente cansativo, o exame vestibular gera desgaste físico e emocional por si só e quando a tão esperada resposta é negativa, a desmotivação é natural. Mas lidar com as decepções e usá-las em favor próprio faz parte do processo. “A frustração é um sentimento inerente ao ser humano e para enfrentar a decepção por não ter passado no vestibular, não há outra possibilidade senão viver este momento e avaliar o que teve de positivo com essa experiência, internalizando o aprendizado”, esclarece Heren Nepomuceno, coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera de Anápolis.

Depois da negativa, geralmente vem a mudança de rota. O medo de não conseguir ingressar em um curso muito disputado é o grande vilão. A dica é ter foco no objetivo final e contar com o incentivo das pessoas próximas, especialmente familiares. “É preciso ter clareza de onde se quer chegar e entender que a decepção é apenas um obstáculo a ser vencido, com determinação é possível alcançar o que se deseja”, destaca a especialista.

Heren destaca que o respaldo familiar é essencial para apoiar o estudante nesse momento e os pais devem ser o alicerce para os filhos. “Se a família incentiva, motiva, lembra das suas metas, a probabilidade de o candidato desistir frente à frustração se torna menor”, orienta a psicóloga.

Amadurecimento
Em caso de reprovação, o caminho é fazer uma auto avaliação. “Não ser aprovado é uma possibilidade, e quando ela acontece é importante ter consciência do aprendizado que fica com essa experiência e se perguntar: será que estudei o suficiente? Priorizei corretamente os assuntos para o curso que quero passar? Qual foi a determinação frente a meu objetivo? O que posso fazer diferente na próxima tentativa? “, pontua.

Segundo Heren Nepomuceno, o desapontamento frente ao fracasso pode ser útil para o amadurecimento se o estudante não se fizer de vítima da situação. “É necessário ver o obstáculo como meio de autorreflexão e mudança de atitudes para se alcançar objetivos”, completa.

Confira as dicas para lidar com a maratona de estudos:
• Adote uma rotina, com horários bem definidos e dedicação exclusiva;
• Defina um tempo para descanso e divertimento: tão importante quanto estudar, é se dedicar às atividades que lhe dão prazer, pois elas serão ‘combustíveis’ de motivação;
• Mantenha hábitos saudáveis: cuidar da alimentação e hidratação é essencial;
• Uma boa noite de sono também é importante para a qualidade dos estudos. Estabeleça horários para dormir;
• Foco e determinação são fundamentais.

Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com.

Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.