EXCLUSIVO: Entrevista com Emanuel Moraes, autor de Perfeitas Mentiras

1037

O Confessionário bateu um papo muito legal com o Paranaense Emanuel Moraes, autor do livro Perfeitas Mentiras cuja sua primeira obra foi lançada recentemente e já está virou uma febre entre os leitores. Confira a nossa entrevista exclusiva abaixo:

11047871_968279806528490_9169727420016369748_n

OC – Emanuel primeiramente me conte mais sobre seu livro Perfeitas Mentiras!

A história se baseia na minha vida e de alguns amigos próximos, mas não é como uma autobiografia, apenas alguns sentimentos e acontecimentos. Só nós sabemos o que é ou não real na história, acho que esse é o toque especial, o que dá veracidade aos personagens e toda trama. Perfeitas Mentiras conta a história de seis amigos, herdeiros da alto sociedade de Curitiba, que cresceram em um mundo onde sorrir no momento certo pode definir toda a sua vida.

Um dia algo acontece e eles percebem a realidade que, apesar de toda a proteção e do mundo fantasioso que criaram envolta deles, não são tão intocáveis quanto pensaram que fossem. A história começa um ano depois desse acontecimento, então os conhecemos já sofrendo as consequências de todo o passado e lutando contra todo o sofrimento e escândalos que deixaram para trás. Mas conforme as páginas se viram, vamos conhecendo a verdade por trás de toda beleza superficial, enquanto eu os descrevo como belos e possuindo uma vida invejável, vou mostrando que tudo isso tem um preço terrível.

OC – Esta é sua primeira obra literária? O que te inspirou a escrever?

Sim. Eu estava em um momento de mudanças e acontecimentos turbulentos, precisava de um escape, e escrever foi uma forma de colocar tudo que estava acontecendo em perspectiva. Foi uma terapia que acabou virando esse projeto incrível.

OC – Sempre foi adepto da literatura? Qual o estilo que te chama mais atenção?

Sim, sempre gostei de ler desde criança. Eu sempre li de tudo, mas quando era criança amava os livros do Sítio do Pica-pau Amarelo. Hoje eu gosto de dramas jovens e suspenses, são os gêneros que eu sempre procuro ler.

OC – Para autores iniciantes, existe algum incentivo ou a dificuldade de lançar uma obra no mercado é muito grande pra realidade brasileira?

Acho que tudo é questão de um trabalho muito bem feito e em longo prazo. A não ser que você possua influência, dinheiro e contatos. Então a realidade é totalmente outra. Agora, botar a cara sozinho esperando uma grande editora, ter reconhecimento, poder viver de escrever é um pouco utópico no Brasil. Não sei como funciona lá fora, mas aqui é muito difícil, ainda mais por brasileiros não se interessarem em livros escritos por brasileiros. Acho que há um preconceito.

OC – O que você acha que deveria ter de iniciativa para jovens que tem o mesmo sonho de se lançarem na carreira literária?

Acho que ter perseverança é a primeira dica. Pois não é fácil mesmo, leva tempo para tudo acontecer e não é nada glamuroso. Mas quando conseguimos, depois de muita batalha, o gosto da realização é incrível. Vale a pena. Mas é para quem realmente quer, não basta ser um sonho, isso precisa ser uma meta a ser batida a qualquer custo.

11737970_939094019447069_5577585501294831297_n

 

OC – O seu livro é uma saga? já tem previsão de lançamento e titulo definido?

Sim. Até agora eu escrevi três volumes desta série. Pretendo acabar no quarto livro, mas há a possibilidade – caso eu não consiga encerrar tudo no quarto – de haver um quinto livro encerrando. Mas tenho certeza que não passará do quinto livro. Quanto ao nome, eu escolhi toda uma simbologia quanto aos nomes e aos livros. O primeiro Perfeitas Mentiras, que leva o nome da série, tem como capa a fumaça, pois mentiras se espalham como fumaça. O próximo se chamará Perfeitos Segredos e terá como capa o fogo, guardar segredos nos queima. O terceiro Perfeitas Verdades e terá água como representação, pois ao mesmo tempo que a verdade nos purifica, também tem o poder de nos afogar. E toda essa simbologia você encontra também dentro de cada livro conforme a história vai se desenvolvendo e se transformando. Quanto ao restante, segredo.

OC – Tem interesse em escrever outros gêneros ?

Neste momento estou escrevendo um romance de um só volume. Não foge muito da temática de PM, que possuí como base um romance com suspense e bastante drama, mas é mais adulto e uma temática totalmente diferente. E também pretendo começar uma série com suspense como peça central.

Há outros projetos além desses, estou com muitas histórias em mente, mas com o tempo elas vão se criando. Preciso de inspiração, tiro isso da minha própria vivencia com o mundo e com a minha vida social, pois eu escrevo sobre isso.

OC – Quais são seus ídolos e em quem você se inspira?

Não chega a serem uma inspiração, pois eu me inspiro no meu cotidiano e experiências, mas admiração. Essas escritoras e seus livros mudaram LITERALMENTE a minha vida e para mim são ícones. Eu amo elas e esses livros:

  • 1. Cecily von Ziegesar – Série Gossip Girl
  • 2. Anna Godbersen – Série Luxo
  • 3. Sara Shepard – Série Pretty Little Liars e The Lying Game (Maldosas e O Jogo da Mentira)
  • 4. Candace Bushnell – Sex and the City, Os diários de Carrie, Sexo e o verão
  • 5. Rebecca James – Bela Maldade
  • 6. Hannah Jayne – Louco, Real, Mortal

OC – O público Goiano é amante da boa literatura e esperamos que possa lançar Perfeitas Mentiras em nossa capital, estaremos divulgando

Eu espero que possa sim ir para Goiânia fazer algum evento. Estarei dia 16 de Novembro em Curitiba no Shopping Estação, em um lançamento nas Livrarias Curitiba. Espero que seja o começo de um tour para levar o meu livro para todos os cantos.

Se ficou curioso com a história veja a sinopse abaixo e em seguida o Book Trailer:

“O que você faria se descobrisse que a sua vida sempre foi uma grande mentira?

Depois de passar um ano fora do país, Bernardo Belinazzo, o queridinho da sociedade, está de volta a Curitiba e para a vida que ele foi forçado a deixar para trás. Como encarar uma vida que teoricamente não é mais sua? Como seguir em frente depois do que aconteceu?

Mas Fernanda Alcântara, a garota perfeita, estava esperando a volta do melhor amigo, só não tinha certeza de quem ele havia se tornado, afinal, todos eles mudaram depois daquela noite. O Menino de Ouro. A solitária. O eterno sedutor. A garota problema. Todos mantinham as máscaras que foram obrigados a usarem desde que nasceram, mas por trás delas, não existiam mais os jovens que acreditavam ser invencíveis.

Seis vidas que cresceram em um mundo onde sorrir no momento certo pode definir toda sua vida. Amores, intrigas, amizades, inveja e redenção. A jornada para se libertar de algo que lhe foi imposto nunca é fácil.

Você tem que ter certeza de suas escolhas.

Você tem que ter certeza de quer sair.

Você tem que ter certeza do que quer viver.

Pois não dá para fugir, e você pode descobrir que não é forte o bastante para encarar.

Você vai tem que aprender a jogar.

No final de tudo, as suas melhores amigas, são as Perfeitas Mentiras de que tanto quer se livrar.”

Perfeitas Mentiras está disponível para venda nos sites:

Livraria da Travessa

Livraria Cultura

Chiado Editora

Autor

Facebook

Twitter

Snapchat: @manumatiazi

Instagram: @manumatiazi

Blog: http://confabulando.wix.com/confabulando