Potencializar e amplificar o mercado de cafés especiais em Goiás, por meio de conhecimento, informação e know-how. Este é o objetivo central do Café Fest Brasil, evento que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de abril, na praça de alimentação do Shopping Cerrado. A programação, que é aberta para o público em geral, contará com palestras, rodas de conversa, degustações, campeonato de Latte Art, além de exposição e comercialização de produtos relacionados ao setor, entre outras atividades.
 
Segundo o proprietário da Speciale Café e um dos organizadores do evento, Pablo Jaime, este é o primeiro festival de cafés especiais de Goiás. “Ainda não tivemos outro grande evento neste formato. O Café Fest Brasil será focado nesta categoria específica de café, a fim de apresentar o conceito de café especial para o público, promover networking e potencializar o mercado”, conta.
 
Ele destaca ainda que o evento será interessante tanto para quem tem ou pretende abrir uma cafeteria quanto para os coffee lovers. “Marcas nacionais e multinacionais, representantes e distribuidores vão marcar presença no nosso evento para apresentar questões de maquinário e logística, mas também queremos mostrar para o público que café especial não é uma coisa de barista e cafeteria, mas algo que pode ser do dia-a-dia, de casa, do turismo”, pontua.
O evento terá entrada gratuita, mas as palestras e demais exposições demandam inscrição prévia pelo site https://www.sympla.com.br/cafefestbrasil. Já para participar da degustação de cafés especiais, o ingresso será vendido na ocasião ao preço simbólico de R$ 5. O voucher, que é válido no sábado e domingo, concede livre consumo de cafés de várias regiões do país, com diferentes perfis sensoriais, complexidades em aromas, sabores e notas sensoriais. 
 
Programação
O evento terá início na sexta-feira (05), às 18h30, com cerimônia de abertura e uma roda de conversa entre baristas que atuam no mercado das cafeterias de Goiânia sobre o papel do profissional na cadeia produtiva, a qualificação profissional e os desafios da profissão, entre outros pontos. Em seguida, um campeonato de Latte Art reunirá profissionais especializados em cafés de alta qualidade, que deverão demonstrar criatividade na execução de desenhos no café, utilizando leite. 
 
Os interessados em participar da disputa deverão entrar em contato com a organização do festival, pelo instagram @cafefestbrasil. O campeonato será acompanhado pelo público, que também terá a oportunidade de votar em sua performance preferida, ser sorteado para testar a técnica e concorrer a brindes. O valor arrecadado com as taxas de inscrição será totalmente revertido em prêmio para o ganhador.
 
Já no sábado (6), a programação começa às 10h30, com o funcionamento de estandes de diferentes modalidades. Além de representantes e distribuidores, que oferecerão apoio logístico e estrutural a estabelecimentos que trabalham com café de forma direta ou indireta, também haverá cafeterias e parceiros, que farão a exposição e comercialização de produtos como cafés, equipamentos, artesanatos, utensílios e ainda degustação de alimentos que harmonizam com a bebida, como queijo, chocolate e brownie, entre outros.
 
Às 12 horas, o público poderá conferir uma palestra sobre a tendência mundial e nacional dos métodos de cafés filtrados, com Luiz Salomão, diretor comercial na América Latina da Bunn, marca considerada líder no segmento de soluções e equipamentos para cafeterias, lanchonetes, hotéis e restaurantes. Às 14h30, a barista Roberta Flor abordará a origem do café, os critérios de um café de qualidade e outros assuntos relacionados aos cafés especiais. 
 
Já às 17 horas, os coffee lovers Márcio Suzaki (@coffeekaze), Gustavo Afonso (@degustadordecafes) e Shara Ribeiro (Clube do Café sem Açúcar) comandarão um bate-papo sobre o papel do consumidor no mercado de cafés especiais, a importância da busca por conhecimento, o comportamento em relação à proposta das cafeterias e o hábito do café especial em casa para mostrar que café especial não é só “coisa de baristas”.
 
No domingo (07), além dos estandes, que funcionarão das 11h30 às 20 horas, o público também poderá conferir uma palestra sobre os segredos do café expresso e tudo o que envolve o preparo de um dos principais produtos comercializados nas cafeterias de todo o mundo, com Pablo Jaime, que também é barista sênior pelo Coffee Lab/SP. Às 17h30, Rodrigo Ramos (King Cafés Especiais), Romero Fonseca (Ópera Café e Bistrô) e Phill Carrijo (Prana Café) falarão sobre as oportunidades e possibilidades de levar o café especial como um negócio.
 
O Shopping Cerrado oferece estacionamento gratuito e fica na Avenida Anhanguera, nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.
 
O grupo do Shopping Cerrado
O Shopping Cerrado faz parte da CCP (Cyrela Commercial Properties S.A.), que é uma das principais empresas de desenvolvimento, aquisição, locação, venda e administração de imóveis comerciais do Brasil. Atualmente, tem em seu portfólio de shoppings oito empreendimentos no país, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
Somados, abrigam mais de 1,5 mil varejistas em ABL (Área Bruta Locável) total superior a 289 mil m², dados que colocam a CCP entre as maiores administradoras de shoppings do Brasil. Desenvolvidos dentro dos mais avançados padrões construtivos, esses empreendimentos se destacam pela arquitetura moderna e funcional, localização privilegiada, potencial de retorno e permanentes práticas de sustentabilidade relacionadas à segurança, saúde e meio ambiente.