Reza a lenda que o físico inglês Isaac Newton formulou a sua mais famosa descoberta científica, a teoria da gravidade, quando descansava tranquilamente debaixo de uma macieira, durante um momento que teoricamente estava à toa. Segundo relatos de seus biográficos, a inadvertida queda ao chão de uma maçã foi o bastante para fazer o estudioso questionar sobre o porquê do fruto despencar verticalmente da árvore. 

Para especialista em atendimento e gestão empresarial, Fernanda Fleury, o “ócio criativo não é perda de tempo”. Pelo contrário: é uma situação de calmaria e equilíbrio emocional necessária para oxigenar nosso pensamento e viabilizar novas ideias e criações, como aconteceu com o grande cientista da física. Portanto, é um momento fundamental, por exemplo, para empreendedores, que dependem da criatividade para pensar em produtos e serviços ainda inexistentes no mercado. “Nesse sentido, a inspiração faz toda a diferença. E ela pode vir a qualquer momento, num insight que a pessoa tem baseado numa experiência prazerosa que ela viveu, como por exemplo, ao se assistir um filme”, explica . 

Segundo Fernanda, a arte, em especial o cinema, é um grande vetor da criatividade e de insights nas pessoas. Ela revela que entre seus clientes, sejam eles micro, pequenos e grandes empresários, não é raro ter-se histórias de soluções ou até mesmo surgimento de novos negócios que nasceram da inspiração das por filmes e seus personagens. Ela já se deparou com vários casos de empreendedores que se inspiraram com histórias narradas em filmes biográficos e fictícios do sucesso alcançado por grandes empresários. 

Para estimular esses insights durante os momentos de ócio, Fernanda Fleury traz uma lista de 5 filmes que trazem justamente histórias e situações que são inspiradoras para empreendedores e profissionais de qualquer área. “O cinema sempre traz biografias ou relatos inspiradores que tocam as pessoas  justamente nesse momento de ócio criativo, e podem nos fazer enxergar espontaneamente a alternativa que precisamos para resolver um problema dentro da empresa, para motivar sua equipe ou até mesmo para se criar um novo produto”, pontua a especialista.

Descanse e inspire-se 

Fome de poder – A produção conta a história do vendedor Ray Kroc (Michael Keaton). Após adquirir uma participação na lanchonete dos irmãos Richard e Maurice McDonald, Ray leva a marca a uma ascensão mundial, estabelecendo esse verdadeiro império alimentício.

Um senhor estagiário – Aos 70 anos e viúvo, Ben Whittaker (Robert De Niro) busca uma chance no mercado de trabalho para se reinventar. Ele encontra a oportunidade num novo site de vendas de roupas, onde deverá superar, como estagiário, o inevitável choque de gerações.

Estrelas além do tempo – O ano é 1961. No cenário de plena Guerra Fria, as funcionárias da NASA Katherine Johnson e Dorothy Vaughn, que são negras, lutam contra o preconceito para provar sua capacidade e alçar voos mais altos na hierarquia da agência especial americana.

O homem que mudou o jogo – Brad Pitt interpreta Billy Beane, gerente da equipe de baseball Oakland Athletics. Com ajuda de Peter Brand, ele dribla a escassez de dinheiro do clube e cria um programa de estatísticas que acabou levando o time ao auge no esporte, nos anos de 1980.

À procura da felicidade – O épico filme estrelado por Will Smith retrata a história de superação de Chris Gardner, um pai de família que perdeu praticamente tudo, até o casamento, num momento de dificuldade financeira. Despejado e sem a esposa, ele se desdobra para cuidar sozinho do filho Christopher, de 5 anos, que chega a dormir com o pai em abrigos e estações de metrô, na esperança de que Chris, que é vendedor, consiga um emprego melhor para recolocar a vida nos eixos e recuperar a dignidade da família.