De acordo com o levantamento da consultoria global Accenture Strategy, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Energia, o mercado brasileiro tem potencial para vender 150 mil carros elétricos por ano – cerca de 7% das vendas totais de automóveis em 2016, chegando a cinco milhões de veículos zero emissão até 2030. Em 2017, foram vendidos 3.296 híbridos e elétricos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no acumulado até setembro de 2018, foram mais 2.754.

Em Goiás, já existem quase 350 veículos híbridos e elétricos, segundo dados do Departamento de Trânsito no Estado (Detran-GO). Para atender esse público em crescimento, uma construtora em Goiânia, a Brasal Incorporações, disponibilizará um posto de carregamento para carros elétricos ou híbridos na capital no estande de seu novo lançamento no Setor Oeste, bem na Avenida Portugal esquina com Rua 12.

Quem possuir um carro elétrico e quiser carregar na vaga verde disponibilizada no local precisa apenas pedir liberação do carregador (que é universal) para a recepcionista, sem nenhum custo. O funcionamento será o mesmo disponível para a visitação do apartamento decorado, das 8h às 20h, durante a semana e das 8h às 18h aos sábados e domingos.

“Trata-se de uma gentileza urbana que estamos oferecendo para a comunidade e uma forma de incentivarmos essa tendência que traz ganhos para o meio ambiente”, destaca o diretor da filial da Brasal Incorporações em Goiânia, Thiago Galvão. O lançamento imobiliário que será construído no local, o Reserva Newest, também entregará junto com o empreendimento um carro elétrico, uma vaga verde, scooters e bicicletas elétricas para uso comum dos moradores do condomínio.

Simplificadamente, a eletrificação veicular na indústria dividiu-se em duas vertentes: a dos veículos puramente elétricos e a dos veículos híbridos. Dentro de cada um desses segmentos, surgiram também diferentes modelos. A frota mundial de elétricos e híbridos passou de dois milhões de veículos em 2017, segundo o estudo da Accenture Strategy e da FGV Energia. A previsão é que chegue a 13 milhões até ano que vem e, em 2030, a 140 milhões, ou seja, 10% da frota total de carros.

Reserva Newest
Os apartamentos disponibilizados serão amplos, de 185m² e 221m², com opção de três e quatro suítes, além de quatro penthouses de 434m². Além disso, vários ambientes de lazer estarão no rooftop, proporcionando aos moradores e seus convidados uma bela e nova vista do Setor Oeste. O lançamento também será apresentando ao público a partir deste sábado, 24 de agosto.

O empreendimento de alto padrão é o segundo da linha Reserva, que preza por excelência, inovação construtiva e diferenciais representativos – o primeiro, o Reserva Parque Areião, foi lançado no final do ano passado, no Setor Marista. Também integram o portfólio da empresa em Goiânia o FlamPark (no Jardim Goiás), o Persona Bueno (no Setor Bueno) e o Cena Marista (no Setor Marista).