Goiânia fará parte do encontro “Fraldada Nacional”, que acontece neste sábado, dia 1º de junho, e tem com objetivo mostrar para a população a existência e uso de fraldas ecológicas como uma alternativa mais saudável e sustentável para o planeta, para os bebês e para o bolso dos pais. A ação, que na capital goianiense recebeu o nome Fraldada Sustentável, será realizada no Passeio das Águas Shopping, das 10h às 22h.

E em virtude da Semana do Meio Ambiente, o evento em Goiânia, resolveu ir além e reunirá várias mães empreendedoras para trazer à sociedade soluções mais sustentáveis para o cotidiano materno-familiar. Na ocasião, haverá uma Feira com produtos sustentáveis, palestra, rodas de conversa, contação de história e sorteio de brindes. Também acontecerão oficinas Sling para recém-nascido, processo de lavagem e higienização das fraldas ecológicas e fabricação de brinquedos sustentáveis. Tudo de forma gratuita.

Problemática das fraldas descartáveis e o meio ambiente

Estima-se que um recém-nascido troque, em média, dez fraldas por dia e uma criança use cinco mil fraldas descartáveis nos primeiros anos de vida, o que gera em torno de 400 kg de lixo por ano, e quase 1,2 toneladas até o desfralde. Especialistas afirmam que o impacto ambiental causado pelo descarte das fraldas é imensurável. Só no Brasil, 2% de todo lixo gerado são fraldas descartáveis. Detalhando esses números são descartadas 204 fraldas por segundo, 12.240 fraldas por minuto, 734.400 fraldas por hora, 17.625.600 fraldas por dia.

Pela grande quantidade de plástico nesse material, provenientes do petróleo, as fraldas podem demorar de 300 a 450 anos para se decompor, e ate mais, dependendo das condições e locais no qual são descartadas. Infelizmente elas ainda não são recicladas no Brasil.

Fraldas ecológicas – uma solução mais sustentável

As fraldas ecológicas são tamanho único, servindo do nascimento ao desfralde, sendo ajustada conforme o bebê cresce. Seu material é durável, o que permite que após o desfralde possa ser usado por outros bebês. São 100% reutilizáveis e laváveis na máquina de forma prática, assim como os absorventes que são usados dentro do bolso da fralda. Os absorventes também são em tecidos e podem ser lavadas inúmeras vezes. A reutilização possibilita uma economia de mais de cinco mil reais em comparação ao uso de descartáveis e reduz 1,2 toneladas de lixo no meio ambiente por criança.

Serviço
Fraldada Sustentável

Data: Sábado, dia 1º de junho
Horário: Das 10h às 22h

Cronograma: Das 10h às 22h – Feira com expositores

14h – Abertura do evento

14h – Apresentação lúdica “Descoberta das Fraldas Ecológicas”

14h30 – Palestra/Roda de Conversa: Impactos dos Resíduos Sólidos no Meio

Ambiente- Destaque para as fraldas descartáveis.

OFICINAS

14h50 – Tipos de fraldas ecológicas e absorventes

Sling para recém-nascido

15h30 – Processo de lavagem e higienização das fraldas ecológicas

Oficinas Lúdicas de brinquedos sustentáveis. Responsável: Suellen Lima

16h30 – Uso das Fraldas Ecológicas, ajustes, e orientações gerais

Roda de Conversa Amamentação e Puerpério

17h30 – Oficinas Lúdicas de brinquedos sustentáveis

Tipos de carregadores para bebês. Responsável: Maria Clara

18h30 – Montagem de uma Composteira

Roda de Conversa Amamentação e Puerpério. Responsável: Kamila/Lívia

19h30 – Palestra/Roda de Conversa- Disciplina Positiva

Contação de histórias com tema Educação ambiental para crianças

20h30 – Apresentação lúdica: “Descoberta das Fraldas Ecológicas”

Sorteio de brindes

Onde: No Passeio das Águas Shopping

*** Estacionamento gratuito para todos os visitantes!