A palavra “Bon-sai” (muitas vezes escrita de forma errada como bonzai ou banzai) é um termo japonês que, traduzido literalmente, significa “plantado em uma bandeja”. Esta forma de arte é derivada de uma prática chinesa antiga de horticultura, parte da qual foi, então, reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês há mais de mil anos. Os bonsais não são exatamente árvores em miniatura – ou plantas que não cresceram. São árvores comuns, que desde o plantio tiveram o crescimento controlado, para ficar com o tamanho desejado.

Para isso, é necessário respeitar três etapas, com dedicação e cuidado. A poda, a colocação de fios e arames que regulam o desenvolvimento e o replantio, a cada mudança de vasos. Para quem deseja conhecer um pouco mais dessas plantas a Associação Goiana de Bonsai (AGB) promove neste final de semana uma exposição de bonsai no Mirante do Lado Alto do condomínio Aldeia do Vale. No evento, além de poder admirar várias espécies em miniatura, os visitantes receberão dicas de como fazer um bonsai e os primeiros cuidados que deve ter com esse tipo de planta.

O presidente da AGB, Ronan Irandi Teles Barbosa, conta que é a primeira vez que a exposição acontece no Mirante e que a expectativa é receber de 300 a 400 pessoas entre moradores e convidados. No sábado o evento será das 9h às 17h e no domingo das 8h às 13h. Ele se interessou por bonsais há aproximadamente 30 anos, após assistir ao filme Karatê Kid. “Na época era difícil fazer pesquisas, pois não havia internet, fazia sem técnica. Então há 15 anos que pude aprofundar mais os conhecimentos e há dez fundei a associação com alguns amigos”, relembra.

Ronan explica ainda um pouco mais sobre a técnica, que pode ser praticada por qualquer pessoa. “O bonsai é uma arte, um hobby, que pode ser feito com qualquer tipo de árvore, mas a preferência é por espécies de folhas menores. Na associação damos cursos para quem quer aprender mais, aperfeiçoar os conhecimentos com várias técnicas avançadas de cultivo”, salienta.

Serviço: Exposição de Bonsai
Data: Sábado e domingo, dias 19 e 20 de outubro.
Horário: Sábado, das 9h às 17h, e domingo, das 8h às 13h
Classificação: Livre
Entrada: Moradores e convidados