A peça “Os Últimos Dias de Paulo de Tarso” chega a capital no dia 8 de junho, às 21h, no Teatro Goiânia. O enredo se passa em Roma, 67 D.C, onde Paulo de Tarso, interpretado pelo ator Ricardo Bonfá, vive seus últimos dias na prisão. O convertido de Damasco conta com Lucas, seu fiel amigo de peregrinação, que lhe visita todas as noites em sua cela. Durante esses encontros, Paulo narra ao apóstolo Lucas como passou de cruel perseguidor e assassino dos cristãos à maior evangelizador que o mundo já conheceu.

Com estreia no final de 2018 em Santa Catarina, em Itajaí, a peça teve sua turnê oficial iniciada em maio de 2019. Além de Goiânia, as apresentações se estendem para as cidades de São Paulo, na segunda mostra de “Teatro Espírita”, Santo André (SP), Balneário Camboriú, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Cuiabá, Brasília, Fortaleza, Vitória, João Pessoa, entre outras.

O elenco conta com os nomes Ricardo Bonfá, interpretando o grande apóstolo de Cristo, Paulo de Tarso, que foi um dos principais responsáveis pela divulgação de evangelho de Jesus. O ator Gustavo Valente viverá Lucas, médico, historiador e principal discípulo de Paulo, além de responsável pela transcrição das últimas cartas do apóstolo para o povo. Finalizando o elenco, Priscila Reis, que faz o papel de Prisca, amiga de Paulo e Lucas, peregrina e responsável pelas comunidades cristãs juntamente com seu marido Áquila, em Roma.

A principal proposta de “Os Últimos Dias de Paulo de Tarso” é a “transformação”, tocar o coração do público através do legado deixado pelo apóstolo Paulo sobre o evangelho de Jesus Cristo. No espetáculo, Lucas faz a ponte entre Paulo, que está vivendo seus últimos dias na prisão em Roma, com Prisca, que vive na comunidade cuidando dos refugiados cristãos. “Falar de Paulo de Tarso antes de tudo é uma grande responsabilidade, pois ele foi um dos maiores disseminadores do evangelho de Cristo. Interpretá-lo é uma responsabilidade maior ainda, pois cabe a mim a função de elevar a alma daqueles que assistem ao espetáculo, exatamente como Paulo fez em suas pregações junto aos povos”, explana o diretor e ator da peça, Ricardo Bonfá.

O figurino do espetáculo foi minuciosamente estudado para que retratasse com fidelidade a época em que o enredo se passa. O vestuário foi elaborado com linho puro para que chegasse a um resultado de texturas e acabamentos condizentes com a história e seu tempo, assim como a caracterização das personagens que retratam aridez, dor e sofrimento. “Sobre a direção e concepção do espetáculo me preocupei em passar a real atmosfera da época e dos seus últimos dias de vida por meio do cenário, iluminação, trilha sonora e figurino. Além disso, realizar esse espetáculo foi de um imenso prazer e crescimento profissional. Me sinto um ator e artista mais completo e melhor depois deste trabalho”, finaliza Ricardo.

Sobre os atores
Ricardo Bonfá iniciou sua carreira e 1989 como ator. Realizou inúmeros espetáculos como ator, autor e diretor teatral. Durante sua carreira, Ricardo também gravou dois CDs como cantor e compositor no Rio de Janeiro.

Gustavo Valente iniciou sua carreira em 1998 como ator em Santa Catarina. Formou-se em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de SC (UDESC) e desde então atuou e participou de inúmeros espetáculos teatrais como ator, diretor, roteirista e figurinista, além de auxiliar na construção do visagismo das personagens nos espetáculos.

A atriz Priscila Reis iniciou sua carreira no Rio de Janeiro, em 2007. Participou de vários espetáculos teatrais e estreou em 2014 na Cia Teatral 3 em Athos, no espetáculo “A noite de Charles”.

Ficha Técnica
Elenco:
Ricardo Bonfá, Gustavo Valente, Priscila Reis
Direção: Ricardo Bonfá e Gustavo Valente
Concepção Cenográfica: Ricardo Bonfá
Concepção de Figurino: Gustavo Valente e Ricardo Bonfá
Execução de Figurino: Rosa Maria De Oliveira
Criação e Execução de Maquiagem e Cabelo: Gustavo Valente
Concepção de Trilha Sonora: Gustavo Valente
Concepção de Iluminação: Ricardo Bonfá e Gustavo Valente
Execução de Luz e Som: Daniel Marques
Fotografia: Manolo Rodriguez
Produção/Diretor de Produção: Ricardo Bonfá
Roteiro e Adaptação: Gustavo Valente
Realização: Cia Teatral 3 Em Athos

Serviço
Os Últimos Dias de Paulo de Tarso
Local: Teatro Goiânia
Data: 8 de Junho, sábado,  às 21h

Valores: R$ 80 (Inteira) / R$ 40 reais (Meia)

Ingressos à venda: Komiketo da T-4 St Serrinha e www.ciadeingressos.com