Em tempos de isolamento social, psicólogos e psiquiatras tem se preocupado com o estado emocional das pessoas, que passaram a ter que lidar com sentimentos desafiadores como a angústia, o medo e a incerteza. As sensações podem ser potencializadas com a solidão e o foco nas notícias negativas.

Para estimular a positividade, sem perder o senso de realidade, o goianiense vem sendo desafiado a compartilhar práticas saudáveis e integrativas do que estão fazendo em casa nas redes sociais. O desafio que começou nesta segunda-feira (13) segue até sexta (17).

O projeto partiu da supervisora de marketing da Consciente Construtora, Gabriela Machado. Ela explica que, em princípio, que o objetivo é estimular que todo o público que interage com a empresa nas redes sociais, inclusive os colaboradores da empresa compartilhassem boas ideias de como passar a quarentena em casa. Dicas de receitas e livros já estão sendo compartilhadas nos seus perfis.

“Ao compartilharmos o que estamos fazendo, acabamos nos aproximando de outras pessoas, mesmo que virtualmente, e desviamos um pouco o foco de todas as notícias ruins, para voltarmos nosso olhar para ao que nos faz bem e, quem sabe, também ajudar e inspirar o outro. Dessa forma, podemos diminuir a sensação de isolamento e despertar um sentimento de pertencimento social. Pode fazer a diferença pra muita gente que esteja se sentindo solitário em casa”, afirma a supervisora.

A professora especialista em psicanálise e inteligência multifocal, Lúcia Kratz, confirma que, mesmo no mundo no digital, quando você envolve as pessoas, o sentimento de grupo é aflorado.

*O desafio*

Outro intuito é de aliviar a pressão e a sobrecarga. “Nesse período, muita gente fica apreensivo de continuar sendo produtivo, fazer vários cursos e se pressionam demais por várias obrigações. O desafio é justamente para aliviar também o estresse e divertir as pessoas”, aponta Gabriela.

As regras do desafio estão postadas no feed das redes sociais, tanto no Instagram (@conscienteconstrutora), quanto no Facebook da Consciente Construtora. Já as atividades diárias vão estar disponíveis nos Stories. “A nossa proposta de engajamento é que as pessoas postem com a hashtag  #DesafioConsciente e nós vamos compartilhando. A interação é 100% online”, explica.