Disponível apenas em caráter emergencial, o critério para emissão de Carteira de Identidade nas unidades do Vapt Vupt será ampliada, assim como o número de agências que vão realizar o serviço. O sistema incluirá como critério emergencial os alunos que farão a prova do Enem. O Governo de Goiás ampliará também o número de unidades disponíveis em Goiânia e no interior para atender os cidadãos que dependem do documento para efetuar o saque do auxílio emergencial do Governo Federal nas agências da Caixa. Os atendimentos serão iniciados a partir desta terça-feira (12).
Em Goiânia, a emissão do documento pode ser solicitada para atendimento nas unidades dos shoppings Araguaia, Buena Vista, Cidade Jardim e Cerrado, além da agência de Campinas. Em Aparecida de Goiânia, o agendamento para o RG emergencial permanece na unidade do Garavelo. O procedimento passará a ser efetivado em outras 38 cidades do Estado. A capital também terá mais agências à disposição para atender os usuários que necessitam da Carteira de Identidade em caráter emergencial.
Para ser atendido, é necessário que o cidadão acesse o site do Vapt Vupt (vaptvupt.go.gov.br) e agende o procedimento na unidade de sua preferência. É importante observar a documentação necessária e os critérios que abrangem a emissão emergencial do documento de Identidade.
Solicitação de exames, cirurgias, medicamentos ou demais casos de saúde continuam valendo como justificativa para a expedição emergencial do documento, desde que apresentados os comprovantes necessários. Já a apresentação de Boletim de Ocorrência, em caso de furto ou roubo, deixa de ser aceito como prioridade para a emissão.
Os alunos que necessitam do documento para realização da prova do Enem terão prioridade somente até o fim do período de inscrição, que será finalizado em 22 de maio pelo Ministério da Educação. O usuário deverá apresentar o cadastro ou recebimento do e-mail de validação do Serpro.
Agendamento
O cidadão poderá agendar a solicitação direto no portal do Vapt Vupt (vaptvupt.go.gov.br), ou optar por realizar a marcação em um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) dos municípios que contam com unidades do programa Vapt Vupt que realizam a emissão do documento emergencial. As agências da Caixa também realizarão o agendamento para atendimento presencial no Vapt Vupt.
Vale ressaltar que os parceiros não emitem a Carteira de Identidade, e atuarão somente no agendamento do serviço para o comparecimento do usuário em uma das unidades Vapt Vupt. A iniciativa assegura o atendimento dos goianos que não possuem acesso à internet.
Unidades do Vapt Vupt disponíveis para emissão de RG emergencial
Goiânia
Araguaia Shopping (Goiânia)
Buena Vista
Campinas
Cidade Jardim
Shopping Cerrado
Aparecida de Goiânia
Garavelo
Anápolis
Anashopping
Trindade
Centro
Maysa
Demais cidade
1. Alvorada do Norte
2. Anicuns
3. Caldas Novas
4. Catalão
5. Cidade de Goiás
6. Formosa
7. Ipameri
8. Itaberai
9. Itapuranga
10. Jaraguá
11. Luziânia
12. Minaçu
13. Morrinhos
14. Palmeiras de Goiás
15. Piracanjuba
16. Pirenópolis
17. Pires do Rio
18. Posse
19. Rubiataba
20. Santa Helena
21. Santo Antônio do Descoberto
22. Águas Lindas
23. Nerópolis
24. Jataí
25. Planaltina
26. Bom Jesus
27. Goianésia
28. Inhumas
29. Paraúna
30. Porangatu
31. São Miguel do Araguaia
32. Mozarlândia
33. Itumbiara
34. Rio Verde
35. Valparaiso
36. Mineiros
Secretaria da Administração – Governo de Goiás