Como diria o rei do baião “meu Deus, setembro passou, outubro e novembro. Já tamo em dezembro!”. No último mês do ano, época em que é celebrado o natal, nascimento de Jesus Cristo. Além disso, dezembro é ainda conhecido como o mês oficial do forró nordestino, ritmo bastante conhecido pelos brasileiros. No dia 13 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Forró, em alusão ao nascimento do cantor nordestino, Luiz Gonzaga, o rei do Baião.

Nascido numa sexta-feira do ano de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, no povoado do Araripe, a 12 km da área urbana do município de Exu, extremo noroeste do estado de Pernambuco, Luiz Gonzaga do Nascimento foi um considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da nossa música popular brasileira.

O cantor nordestino serviu de inspiração para vários outros artistas que viriam a se formar à medida que o forró se expandisse. Entre essa nova geração do velho forró, está o grupo Raízes do Sertão, que fará show em Goiânia para comemorar a Semana Nacional do Forró. O evento será realizado no sábado (14) na casa de dança Coronel 1889, a partir das 21h. Essa não é a primeira vez que a casa de dança, que já se tornou referência em forró de qualidade, recebe o grupo, mas essa será a primeira vez que eles vêm à capital goiana para comemorar a data.

“Nesses três anos em que estamos abraçando o público forrozeiro pudemos perceber que muito mais pessoas tem tido a oportunidade em conhecer a cultura do nosso país por meio do Coronel 1889 e essa cultura precisa mesmo ser estendida para todo Centro-Oeste e pelo Brasil afora. É por isso que procuramos sempre dar espaço para os grupos de outros estados e nossos artistas locais. Muita gente que vem à casa pela primeira vez se surpreende por ver e ouvir esse tipo de musica sendo tocada na capital mais sertaneja do país”, conta entusiasmada a empresária Luciene Lomazzi.

A última apresentação do Raízes do Sertão em Goiânia neste ano contará com a participação especial de artistas locais, como o sanfoneiro Plácido Santos, que em 2019 ganhou o prêmio de melhor sanfoneiro do brasil no Festival de Forró de Itaúnas (Fenfit 2019). Os ingressos para prestigiar o show poderão ser adquiridos na hora na portaria do Coronel 1889, na rua 89 no setor Sul.

Sobre o Raízes do Sertão

Idealizado pelos irmãos Carlinhos e Rogerinho Leite o grupo Raízes do Sertão nasceu em abril de 2006. O intuito era trazer a alegria aos brasilienses através do bom forró pé-de-serra. Com seu jeito jovial de fazer o bom e velho forró o grupo participou de festivais como o Festival de Forró de Itaúnas, no Espírito Santo, onde conquistaram o título de Vice-campeão em 2009 e o 1º lugar em 2011. O Festival de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, onde conquistaram o primeiro lugar também no ano de 2009. Além disso, no mesmo ano, eles se destacaram entre mais de 50 trios e bandas de forró do Brasil e foram convidados para participar nos meses de setembro e outubro daquele ano, do Festival Rootstock, em São Paulo, aonde foi gravado um CD/DVD com a participação do quarteto. Atualmente a banda formada por Vavá Gomes na sanfona e voz; Rogerinho no triângulo e voz; Charlinho com sua zabumba no vocal, e Carlinhos Leite no bandolim e voz. Em 2019 o quarteto lançou as músicas “Promessa de amor” e “Olha eu”, que caíram no gosto dos forrozeiros do país.

Sobre Coronel 1889

Com o objetivo de disseminar a cultura e levar ao público goiano uma gastronomia mais rústica, o Coronel 1889, localizado no setor Sul, em Goiânia, foi inaugurado em setembro de 2016. Há 3 anos a casa, idealizada pelos empresários Luciene Lomazzi e José Carvalho, se tornou point para os amantes da dança de salão e dos forrozeiros da capital. Atualmente o local funciona de segunda a sexta-feira de 11:30h às 14:30h, servindo comidas típicas no horário de almoço, e nas noites de sexta-feira e sábado com o melhor forró ao vivo de Goiânia.

SERVIÇO: SEMANA NACIONAL DO FORRÓ

Data: 14/12/2019

Horário: 21h

Local: Coronel 1889 – Rua 89, Setor Sul – Goiânia – GO