Você já reparou que em alguma situação de estresse ou tensão pode acontecer de as pessoas sentirem alterações intestinais (frio na barriga, vontade de ir ao banheiro ou constipação)? É que o intestino possui neurônios que se comunicam diretamente com o Sistema Nervoso Central – o que rendeu ao intestino o apelido de segundo cérebro.

              De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, o trato gastrointestinal tem um sistema chamado Sistema Nervoso Entérico (SNE), que possui milhões de neurônios que trabalham na transmissão de informações dentro do organismo, inclusive com o cérebro. Esse contato é feito pelo nervo vago, uma estrutura que percorre todo o tórax e liga o intestino à cabeça.

“Outro ponto a ser levado em consideração é que a flora intestinal é responsável por ajudar na absorção de nutrientes que se relacionam com funções cerebrais, como a memória, a concentração e, ainda, na produção adequada de neurotransmissores.”, comenta a nutricionista.

              Além disso, as células nervosas intestinais também operam de forma independente. Isso significa que o intestino possui os próprios “mensageiros químicos” que conduzem o processo de digestão e excreção.

              “Um intestino saudável ainda tem influência na imunidade e na produção de cerca de 90% da nossa serotonina – que atua regulando o humor, a sensibilidade, as funções cognitivas, entre outras tarefas”, comenta Renata.

              Alimentos para a saúde intestinal

              Se você quer investir em uma dieta equilibrada e que beneficie, em especial, o intestino, a nutricionista do Oba Hortifruti orienta que a alimentação seja composta, principalmente, por produtos frescos e não processados.

              Segundo Renata “é muito importante o consumo diário de frutas, legumes e verduras. Esses alimentos fornecem fibras, vitaminas e minerais fundamentais à saúde intestinal”.
A nutricionista ainda acrescenta que cereais integrais (arroz integral e aveia), fontes de triptofano (cacau e proteínas), de magnésio (frutas em geral), alimentos probióticos e água, também devem estar presentes na dieta.

              E, para quem sofre com o chamado “intestino preguiçoso”, vale destacar o mamão papaya, fruta bastante conhecida por acelerar o trânsito intestinal.

“O mamão possui uma grande quantidade de fibras, água e também de papaína, uma enzima natural que ajuda na digestão. Isso é importante porque o intestino constipado apresenta uma maior produção de toxinas, tem a produção de neurotransmissores reduzida e sofre com o crescimento de bactérias fermentativas, que aumentam a sensação de inchaço abdominal e da flatulência”, ressalta a nutricionista do Oba.

              Confira agora as receitas práticas, saudáveis e muito saborosas que Renata separou para facilitar a rotina e deixar a saúde do intestino sempre em dia!

SUCO LAXATIVO

200 ml de suco de laranja sem coar

1 fatia de mamão formosa

2 ameixas secas sem caroço

50 ml de água

Preparo: Bata tudo no liquidificador ou mixer e beba sem coar.

PANQUECA DE BANANA COM CACAU

1 banana nanica amassada

1 ovo

1 colher de sopa rasa de farinha de aveia

1 colher de café de cacau em pó

Preparo: misture tudo até formar uma massa homogênea. Cozinhe em frigideira antiaderente previamente aquecida.

CREME DE IOGURTE COM GELEIA DE FRUTA

1 pote de iogurte natural

1 sachê de gelatina sem sabor

4 gotas de essência de baunilha

2 colheres de sopa de geleia 100% fruta

Preparo
1) Prepare a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem.

2) Bata no liquidificador com o iogurte e a essência de baunilha.

3) Coloque em duas taças, cubra com a geleia de fruta e leve para gelar por pelo menos uma hora antes de servir.