Os Jogos Universitários de Goiás (JUGs) 2020 promete movimentar Goiatuba (GO), no sul do Estado, neste fim de semana. Entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março o município sediará as partidas de futebol da competição. As disputas serão no Estádio Divino Garcia Rosa.

A competição conta com a participação de quatro equipes masculinas e três femininas. Vale destacar que a novidade este ano será a participação das mulheres no futebol de campo. Estão nos jogos as equipes da Universo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado). Para esta etapa são aguardados cerca de 150 pessoas.

Os JUGs são realizados pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU) em parceria com a UniCerrado. “Com os jogos incentivamos a prática de esportes e a participação da população. Apresentamos o projeto ao reitor da universidade, Prof. Me. Gilmar Vieira de Rezende,  e ao Prefeito Jose Alves Vieira, que nos apoiaram para a realização”, destaca Lusimar Santos, presidente da FGDU.

Segundo o Diretor do Curso de Educação Física da UniCerrado, Rodrigo Ansaloni, é a primeira vez que os jogos são sediados por uma universidade. “A nossa cidade tem um caráter acolhedor e nunca recebemos um evento esportivo desta magnitude. Esperamos realizar o maior JUGs da história”.

Os jogos

Neste fim de semana, o município do sul goiano recebe as partidas de futebol de campo. Os campeões desta etapa do JUGs vão representar Goiás, no próximo mês de março, nos Jogos Universitários Brasileiros de Futebol (JUBs), em Rio Verde (GO). Mas em abril, entre os dias 17 e 21, serão realizadas os jogos das outras modalidades, como basquete, vôlei entre outros.