Desde a manhã desta quinta-feira, 7, o goianiense conta com a Praça Burle Marx, localizada na rua C-248, no setor Nova Suíça, ao lado do Kingdom Park Residence.  A obra, com 700 metros quadrados, é um presente do edifício mais alto da região centro-norte do Brasil para a população da capital. 

A Praça teve aporte financeiro girando em torno de R$: 400 mil, que foram investidos em pavimentação, irrigação, iluminação, projeto paisagístico e em um semáforo, doado pelo Kingdom à prefeitura de Goiânia, com a intenção de organizar o trânsito na região. A área pública é uma parceria da prefeitura com a Sim Engenharia, M.A. Incorporadora e J Virgílio Imóveis, empresas responsáveis pelo edifício.                                                                                                                                                                                                                                                     

Para a construção do espaço, o grupo empreendedor buscou aprovação junto à comunidade vizinha, por meio de um abaixo-assinado  pelos moradores da vizinhança, que concordaram com integração de uma ilha e de uma bifurcação, que existiam na rua, à calçada, formando assim a área da praça. 

O paisagismo foi desenvolvido pelo escritório fundado por Burle Marx,  paisagista brasileiro conhecido em todo mundo pelos projetos do Calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, e do Biscayne Boulevard, em Miami. Na cerimônia de inauguração, Paulo Silas, diretor da Sim Engenharia, destacou que o desenho do piso da Praça é único e exclusivo. “É o primeiro projeto do escritório de Burle Marx em Goiânia, que se tornará um cartão postal para a nossa cidade”, disse. 

O prefeito Irís Rezende, que esteve presente na cerimônia, destacou a importância das parcerias público-privadas para a melhoria da qualidade de vida da população. “O administrador público pode muito pouco sozinho. Quando damos as mãos com os empresários e com a população podemos fazer muito. Um grande exemplo é a entrega desse espaço extraordinário, que as empresas que levantam esse maravilhoso edifício estão entregando para a comunidade.  O programa Adote uma Praça é um exemplo para as gerações futuras e mostra que quando há união de governo com classe empresarial tudo flui de maneira melhor”, destacou. 

O secretário de Planejamento e Habitação, Henrique Alves, destacou que a entrega da área pública é muito importante para bairros como Nova Suíça, Marista e  Jardim América, que ganham uma novo espaço para recreação e lazer. “A Praça Burle Marx enriquece a paisagem da região, onde está localizada. O projeto tem tudo para transformá-la em um cartão postal e ponto turístico da capital. Para isso, foi  feita a recuperação de uma área que estava totalmente degradada e que não era usada pelos moradores. Agora, tenho certeza que será muito visitada”, finalizou.