Sucesso nas décadas de 30 e 40, o revestimento de ladrilho hidráulico tem quase 200 anos de história e faz cada vez mais sucesso entre os decoradores profissionais e amadores. Feito em processo 100% artesanal, este tipo de revestimento permite uma fácil personalização do ambiente, pois é possível criar peças únicas, com combinações de cores inéditas para serem aplicadas em todos os ambientes da casa. O que pouca gente sabe é que o ladrilho é produzido basicamente com uma mista de cimento, pó de mármore e um pigmento que dá cor.

“Embora porosos, os ladrilhos são feitos de cimento e por isso são muitos resistentes ao tempo e ao uso e necessitam de pouca manutenção. Mas o principal diferencial é que o processo de fabricação não utiliza qualquer tipo de queima em fornos. Os ladrilhos são curados dentro da água, daí vem o nome hidráulico”, explica Márcio Matsumoto, gerente técnico de autoconstrução da Votorantim Cimentos.

Matsumoto recomenda ainda utilizar somente água e sabão para a limpeza do ladrilho, e a cada 15 dias passar cera líquida incolor diluída em água, com um pano úmido.

O assentamento também é simples, mas deve utilizar argamassa branca para evitar interferência na cor da peça – recomendada Votomassa ACIII Flexível Branca – e cuidar com o nivelamento do piso ou parede a serem revestidos. “É importante manter 1 a 1,5 mm entre as peças para evitar que trabalhem durante o assentamento”, completa.

Para saber mais o processo de fabricação deste centenário revestimento, basta acessar o link do site Mapa da Obra.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 57,6 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12,7 bilhões em 2016. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.