A musicista goiana, Elen Lara, um dos principais nomes da música produzida em Goiás, fará LIVEs com o Show Goianês – Música Regional Brasileira – Essa apresentação consiste em três shows (3 lives), nos dias 27, 28 e 29 deste mês, ambos a partir das 19h30, exibido em seu canal do Youtube e Instagram (@elenlarmusicista).

No show, Elen Lara, voz e piano, se apresenta juntamente com sua banda e a participação do músico, tenor, produtor cultural Dámom Farias. O repertório terá um mix das músicas do mais recente álbum, CD Piquititim – Música Regional Brasileira. “Cultura, tradição, afeto, regionalismo, amor, emoção, orgulho de ser goiano é o que apresentamos através da voz, dos instrumentos e do repertório selecionado, tudo regado a muita brasilidade, originalidade, conto, cantos, verso e prosa, do jeito que o goiano gosta, independente de onde estiver!”, disse Elen.

O projeto tem a produção cultural do músico Dámom Farias. A realização conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC-GO), Secretaria de Estado de Cultura (Secult-GO), do Governo do Estado de Goiás e da Empreender Música (EM).

PIQUITITIM – Música Regional Brasileira

Em Março de 2019, Elen Lara, já com uma extensa carreira de trabalhos e atividades musicais lançou o álbum Piquititim com 10 canções, sendo que três são autorais e as demais de compositores regionais e nacionais, como Hamilton Carneiro, Fernando Cupertino e Villa Lobos. A artista compôs 3 canções, fruto de sua regionalidade, tradição, cultura, vivência, goianidade. As músicas Causo, Goiás e Goianês descrevem o universo goiano, a cultura regional e as expressões regionais trabalhadas junto ao GEF – Grupo de Estudos da Fala da Universidade Federal de Goiás.

O CD Piquititim, é um álbum com repertório autoral da musicista Elen Lara e compositores como Hamilton Carneiro e Villa Lobos. A Folia de Reis, a Catira,as belas serenatas em Goiás, os carreiros, doces e comidas típicas são apresentados através da voz, melodias, harmonias e instrumentação contidas no CD.

A capa do cd é assinada por Waldomiro de Deus, reconhecido artista plástico primitivista brasileiro. “Bão demais da conta”, “rensga”, ‘trem”, “com Deus”, são expressões da fala goiana e estas possuem destaque nas músicas Causo e Goianês, de Elen Lara com participação do humorista Tom Carvalho. O tenor Dámom Farias interpreta modinhas goianas, clássicos do nosso de Goiás. Um tantão de histórias que tecem uma trajetória sobre a nossa gente, cultura e suas variadas formas de expressão.

Esse é um trabalho conceitual e primoroso que chega para somar junto ao grande universo de boas histórias, bons causos e boa música! “Piquititim é conectado com o nosso povo através da arte, do bem fazer musical. É história, raíz, tradição e autenticidade musical legítima. Té logo procêiz! Com Deus, até outra vêiz”, afirma Elen valorizando sua cultura local.

A musicista integrou com ritmo, harmonias e parcerias elementos que valorizam e acessam o povo goiano. No álbum Piquititim, a participação do humorista Tom Carvalho na música Causo e Goianês. Em Causo, a história da tia Goyá, encrenqueira, reparadêra, faladêra, que todos temos na família e o Goianês com expressões que utilizamos dia a dia: rensga, vixi, bão demais da conta, trem bão, zum zum zum, quando é fé, dentre tantas outras. O álbum Piquititim traduz o amor pelo povo, pela terra, pelas belezas do estado de Goiás e o bem mais precioso que são as pessoas, o povo goiano, afetuoso, caloroso e tão singular com todas as suas potencialidades.

Sobre Elen Lara

Musicista goiana, estuda piano desde os seis anos de idade. Ela desenvolve intensa atividade cultural dentro e fora do estado de Goiás. Enquanto performer produz e realiza shows de música regional, música popular brasileira e repertório lírico. Em 2014 foi vocalista da Banda Pequi sob a regência do maestro Jarbas Carvendish, interpretando grandes clássicos da MPB.

Participa ativamente de festivais – FIGO, FICA, Prêmio da Música Brasileira, Goiânia Canto de Ouro, também em teatros como SESI, SESC, SENAI, FIEG, CDL, ACIEG, OAB, Martim Cererê, Centro Cultural da UFG, Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, Câmara dos Vereadores, Teatro Goiânia, auditórios particulares, salas de concerto.

Desenvolve atividades sócio-musicais profissionais junto a corais em empresas públicas e privadas, utilizando sempre a música como ferramenta mestra, visando transformação, consciência, valor, ética, integração, bem estar, cultura, socialização, engajamento, educação musical, formação de repertório, apresentações diversas, além de foco também em desenvolvimento de habilidades e competências de todos os participantes.

No ano 2000 foi professora substituta na EMAC/UFG na classe de pianista acompanhador e em 2017/2018 foi professora substituta no IFG Goiânia na classe de pianista acompanhadora e instituiu a matéria Música, Educação e Mercado de Trabalho para as turmas de Licenciatura em Música.

Como empreendedora, a artista busca sempre inovar, criar e trabalhar a empregabilidade pessoal e junto a diversos artistas, buscando potencializar recursos, aprimorar, gerar engajamento, fazer parcerias e network com o foco na difusão e propagação da cultura para todos, sem distinção de classe, gênero, religião, cor. A arte é para ser vivida, aprendida e compartilhada.

Serviço
Show: Goianês – Música Regional Brasileira
Artista: Elen Lara
Quando: 27,28 e 29 de maio, ambos a partir das 19h30
Instagram: @elenlaramusicista
Youtube: YoutubeElenLara ( https://www.youtube.com/channel/UCsSErmTqFSN02_dVSCpkanw )