Tradicionalíssimo e sempre na moda, há muito tempo o jeans deixou de ser um tecido exclusivo para calças e passou a ser usado em outras peças do guarda-roupa, como camisas, shorts, jaquetas, coletes, bermudas e até nos calçados. Segundo designers de moda, essa transferência de uso para outros itens de vestuário partiu da grande versatilidade, resistência e charme que essa popular indumentária sempre ofereceu.

No trabalho, em casa, numa festa, ou seja, o jeans cai bem nos 365 dias e noites do ano. De acordo com o Emannoel Moraes, estilista da Jean Darrot, marca especializada na moda jeanswear, o jeans é um material democrático e combina com quase tudo. Mas apesar dessa versatilidade toda, saber fazer as composições certas faz toda diferença para um maior aproveitamento da peça.

Ao longo de mais de 220 anos de história, esse tecido evolui e muito, especialmentes em seus tons de lavagem e mistura com outros tecidos, como o elastano. Detalhes como o tom, a presença ou não de acessórios e o tipo de corte indicarão o uso da peça para ocasiões mais sóbrias ou mais descontraídas. “Para fazer a combinação jeans com jeans a dica é usar várias tonalidades do tecido no mesmo look, mas se optar por cores iguais, escolha jeans com texturas diferentes como uma calça mais grossa e uma camisa mais fina e leve”, sugere.

A Jean Darrot, marca especializada na moda jeanswear, elegeu setembro não só para lançar sua nova coleção de verão, a “Love Collection”, mas também como o mês do Jeans, com o objetivo de valorizar a força desse tecido. Por isso, para quem quer adotar o look total jeans, a marca elaborou algumas dicas com a ajuda de seu etilistas, Emanoel Moraes. Confira a seguir:

Calça e camisa: a combinação calça e camisa jeans é democrática, podendo ser usada em diversas ocasiões e vale combinar texturas com lavagens diferentes. Mulheres mais magras podem amarrar a camisa na frente ao invés de colocá-la dentro da calça.

Coletes jeans: o colete jeans, sendo ele mini, normal ou maxi pode ser a terceira peça em uma composição total jeans, desde que se use tonalidades e texturas diferentes.

Jaqueta jeans: essa peça, que para Goiás pode ter um uso mais limitado por ter um clima quente na maior parte do ano, mas se tem um friozinho dá para compor com três peças jeans, exemplos como calça, camisa e um colete para arrematar o look..

Saia e camisa: a opção de combinar saia e camisa jeans apresenta um look jovial, recomendado para as mulheres mais novas, ainda mais se a saia for curta.

Shorts e camisa: Para uma combinação descontraída, vale a pena apostar no shorts e camisa jeans. Abuse dessa combinação para lugares e ocasiões informais, como passeios ao shoppings. A combinação fica mais interessante se o tecido da camisa for mais leve do que o do shorts.

Sobre a JeanDarrot

Criada em 1984 pelo casal Jânio Darrot e Dairdes Freire, a Jean Darrot é uma marca especialista em jeans de destaque em todo o Brasil. A empresa segue tendências mundiais da moda e inova nos materiais sofisticados, caimento perfeito e detalhes únicos.


O objetivo da marca é vestir bem todos os seus clientes com peças de boa qualidade, alto padrão e preço justo.