Uma viagem ao oriente! É o que prometem os estilistas da grife goiana Jean Darrot que no próximo dia 20 de fevereiro (terça-feira) lança a primeira etapa de sua nova coleção de Inverno 2018. Na ocasião, os clientes serão recebidos com um delicioso brunch nas lojas da marca, que já irão contar com as primeiras peças desse novo catálogo. A coleção virá mixada em estampas com tons em preto e branco e quadriculado geométrico, com tons azuis que podem ser associados ao preto e branco.

E essa viagem ao oriente tem forte influência do Japão e do Oriente Médio, por isso roupas típicas como o kimono e o caftan são a base para as novas peças da Jean Darrot. “O perfil desta primeira coleção a ser lançada em 2018 é ser étnica. Nos três catálogos vamos levar os clientes a uma verdadeira viagem de moda pelo oriente”, explica a estilista da Jean Darrot Maria José Mamed.

Trazido dos países do Oriente Médio, o famoso caftan é uma peça que começou a frequentar o guarda-roupa ocidental entre as décadas de 1960 e 1970, durante o movimento hippie. A vestimenta é na verdade uma túnica longa com mangas amplas. Há versões lisas, estampadas e bordadas.

De acordo com Maria José, é uma vestimenta bastante exótica que vem ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo da moda. “Este estilo de roupa pode servir de inspiração tanto para criar blusas quanto vestidos. Em geral, são peças  mais inteiriças, com uma costura única e um decote tendo como opção o uso de uma faixa para delimitar a cintura ou não”, explica a estilista.

Tradição japonesa

O Japão também inspirou a nova coleção da Jean Darrot com seus tradicionais quimonos. A vestimenta, que no seu país de origem é usada por cima de outras roupas, promete arrasar na próxima estação. “Os quimonos também podem ser usados com uma faixa em volta da cintura ou solta, dependendo do gosto de cada pessoa. Mas independente da forma como será utilizada estas peças fazem sucesso onde quer que seja”, afirma a especialista.

A palavra kimono em japonês significa literalmente “coisa de vestir”. Fora do Japão essa expressão designa genericamente uma variada gama de peças e que no conjunto formam um visual considerado típico ou tradicional japonês, mas também é sinônimo da peça principal. Dos séculos IV a IX, a cultura e a corte imperial no Japão receberam forte influência da China, devido à recém-importada religião budista e pelo sistema de governo da corte Sui chinesa, com isso adotou-se regras de vestuário e estilo chinês.

Os primeiros quimonos eram muito usados pela sociedade aristocrata da época, por isso as peças eram confeccionada de forma muito luxuosa. A qualidade da peça, muitas vezes, indicava o status social de seu usuário.

Retrô

Além das tradições do Oriente Médio e do Japão, peças retros também marcar a nova coleção da Jean Darrot. As saias longas bem transparentes trabalhadas na palha de seda, com franja e plissada (curta ou longa) voltam com tudo neste ano.

“Algumas peças mais retrô como esses estilos de saia estão voltando às vitrines com tudo. Tanto que resolvemos incrementar esta primeira etapa trazendo à tona os couros sintéticos que virão em calças skinny feminina, em blazers e maxi colete que serão produzidas em dupla face”, acrescenta Maria José.

Jeans

E para o Jeans, carro-chefe da grife, o destaque são as calças super flares que seguem com tudo na próxima estação. “As preças e os bordados eletrônicos ainda são tendências para este inverno, por isso a Jean Darrot não deixou esse detalhes de fora. Os croppeds com pedras e assimetrias, que desde o ano passado fazem sucesso, ainda estarão com tudo”, explica o estilista da Jean Darrot Emannoel Moraes.

Uma novidade para o próximo catálogo da marca são os itens feitos em jeans mais no estilo galão, remetendo aos temas esportivos. “O estilo esportivo está chegando com muita força este ano, por isso já iniciamos a coleção de inverno trazendo essas novidades”, garante. O estilo destroid das peças jeans, os tons mais lavados que para combinar com as estampas da malharia e os bordados geométricos e arabescos também irão marcar presença nesta coleção que poderá ser conferida nas lojas a partir da próxima semana.