Um aplicativo onde você pode explorar o mundo da música e seus componentes ou aprimorar suas técnicas musicais. Um laboratório para novas experiências sonoras. Esqueça os altos custos para produção em estúdios. Ali mesmo, na palma da sua mão, é possível separar qualquer música de seus instrumentos, como bateria, baixo, guitarra, vocal e piano. Ou até mesmo isolar, eliminar ou ajustar o volume de qualquer uma das faixas separadas, em tempo real.

A plataforma Moises foi criada pelo desenvolvedor brasileiro Geraldo Ramos, e hoje conta com um time de quase 30 pessoas no Brasil e Estados Unidos. Criada em 2019, a empresa vem atraindo olhares e recebeu um aporte de $1.5 Milhão de investidores dos EUA e Brasil. Entre músicos, amadores ou até mesmo aficionados pelo mundo da música, a Moises já reúne quase três milhões de usuários e seu aplicativo está disponível na App Store e Google Play para mais de 200 países.

Geraldo, que nas horas vagas assume o papel de baterista, desenvolveu o aplicativo no final de 2019. A plataforma é fruto da observação dele como músico sobre o ecossistema do mercado de music tech e suas necessidades. Através desta investigação, surgiu a ideia de difundir através da Moises esse processo de desenvolvimento de novas ideias musicais. Foi certeiro!

Ao entrar no mundo da Moises, o usuário é estimulado a usar seu potencial criativo, seja praticando ou (re)criando. Para quem gosta de cantar, é possível inserir uma música e remover os vocais, seja para criar seus próprios playbacks, treinar os dotes vocais, homenagear um cantor famoso com um cover ou, simplesmente, usar em um karaokê. Se o usuário souber dedilhar uma guitarra, ele pode usar seu potencial criativo para substituir os clássicos riffs de Jimi Hendrix em “Voodoo Child”, por exemplo. Por que, não? Basta mergulhar no mar de possibilidades oferecidas.

E por falar em mar, o nome da empresa faz referência ao personagem bíblico que separou o Mar Vermelho. A separação de faixas é uma das principais funcionalidades da Moises: tanto no desktop quanto no celular, a inteligência artificial da plataforma consegue separar os elementos sonoros de qualquer música, como bateria, baixo, vocais e piano.

Tem sido cada vez mais frequentes as postagens compartilhadas em mídias sociais de usuários em seus momentos criativos usando a plataforma (#madewithmoises).

O intuito da Moises é democratizar o acesso à tecnologia musical. O que antes só era possível em grandes mesas de som e um seleto grupo de profissionais, agora está na palma da mão de milhões de usuários. A plataforma trabalha para aumentar a capacitação e o poder dos usuários para que mais músicos e entusiastas inovem, criem expressões e experiências únicas.

Desde o seu lançamento, a Moises reúne nomes importantes da música mundial que usam a plataforma no seu processo criativo e de produção, como o baterista Tuto Ferraz, o Dj Memê e Eloy Casagrande (Sepultura). Josh Devine, baterista da boyband inglesa One Direction citou o Moises em seu perfil no Instagram: “Moises é a plataforma mais incrível para produzir os seus covers”.

Outro entusiasta da Moises é o produtor musical Alexandre Kassin, 2x vencedor do Grammy Latino, que usou a plataforma para criar um encontro emocionante: “Uso o Moises desde o início. Usei a ferramenta para extrair a voz da icônica sambista brasileira Beth Carvalho de uma de suas canções e a usei em uma das faixas do álbum de sua filha, Luana Carvalho. O resultado foi uma música carregada de emoção que trouxe extrema satisfação para a artista”, comentou Kassin.

Moises e o empoderamento criativo através de ferramentas que ajudam quem é entusiasta de música
A plataforma separa de forma rápida e prática faixas de músicas e também ajuda na pós-produção de áudio, com o recurso de masterização. Ao finalizar sua criação, o usuário pode exportar o arquivo final em formatos como MP3, M4A ou WAV.

Os usuários gratuitos podem processar faixas de até 5 arquivos de mídia de 5 minutos de duração por mês. Já quem é premium pode fazer uploads ilimitados de arquivos com até 20 minutos de duração.

Recursos exclusivos do aplicativo
● Controle a velocidade de reprodução da música
O recurso de controle de velocidade é responsável por ajustar em tempo real o andamento da música. Com o Moises é possível aumentar ou diminuir a velocidade do áudio sem perder qualidade ou distorcer o tom original da faixa.
● Ajuste de tonalidades
No Moises é possível transpor qualquer música, atingindo tons mais baixos ou mais altos. É um recurso extremamente útil para cantores, que podem experimentar a música em diferentes tons e encontrar a combinação ideal para seu alcance vocal.
● Metrônomo inteligente
O Moises também traz um Metrônomo Inteligente, onde a inteligência artificial identifica as batidas da música e gera automaticamente uma trilha de cliques que toca em sincronia. A ferramenta complementa a experiência do usuário, levando a prática musical a um nível sem precedentes, combinando a faixa de clique mesmo quando o andamento da música muda.
● Detecção de acordes
Outra característica é a possibilidade de acompanhar os acordes de qualquer música em tempo real. A plataforma identifica automaticamente todos os acordes da faixa e exibe em sincronia com o progresso da música. Os acordes são transpostos automaticamente quando o usuário altera a tonalidade.

Os usuários podem dividir suas faixas e salvá-las para ouvir no modo off-line, mesmo quando não estão conectados à internet.
Com essas ferramentas, é possível a criação de arquivos para geração de covers, playbacks, karaokê e várias outras possibilidades. O Moises transforma a forma como as pessoas se relacionam com a música, tornando a prática e produção de música mais criativa e flexível.

Com as ferramentas do Moises, inicia-se uma nova era da música com forte ligação à inteligência artificial. Prepare-se para um mundo de inovações musicais, seja você fã ou profissional da indústria fonográfica.