Acontece no próximo sábado, dia 16 de janeiro, o Encontro Regional da Central Única das Favelas de Goiás (Cufa GO), no Passeio das Águas Shopping. O evento tem como objetivo apresentar o balanço das ações realizadas em 2020, o planejamento da instituição para 2021, além de discutir a retomada de alguns projetos importantes que foram paralisados no ano passado em virtude da pandemia do coronavírus.

É muito importante termos em mente que vamos precisar retomar os diversos projetos da instituição este ano, projetos educacionais, esportivos, culturais e de capacitação profissional, tomando os cuidados necessários e conciliando com as ações assistenciais que já desenvolvemos em 2020, porque muitas famílias ainda estão sofrendo por falta de emprego ou renda. Então, o encontro nos permite planejar a melhor forma de executar essas ações“, destaca o presidente da Cufa GO, Breno Cardoso.

Quem também marcará presença no evento é o presidente nacional da Cufa, Francisco Batista Pereira de Lima, mais conhecido como Preto Zezé. Ele aproveitará a oportunidade do encontro para lançar seu livro “Das Quadras Para o Mundo”, da editora Cene. A publicação traz, em 192 páginas, a trajetória de Preto Zezé, que saiu da favela e se tornou uma grande liderança nacional e internacional em defesa das pessoas que moram em regiões de vulnerabilidade social.

O livro trata também sobre o racismo e ativismo social, além de todos os dilemas de quem vive isso no dia a dia. Inclusive, a Cufa e o Preto Zezé são protagonistas na iniciativa Frente Nacional Antirracista, um movimento que reúne 600 parceiros, entre empresas e instituições brasileiras, que estão unidos em busca de soluções para o enfrentamento do racismo estrutural no Brasil. O lançamento do livro acontecerá das 14h às 15h30.

Para Breno Cardoso, a vinda de Preto Zezé para o Encontro Regional é de extrema importância. “Preto Zezé, além de liderança internacional da Cufa, tem uma vasta experiência na militância social e é um dos fundadores da Frente Nacional Antirracista. Contar com a presença dele no nosso encontro e trazer o lançamento do seu livro para Goiânia é uma experiência muito positiva, não só para nós, da Cufa GO, mas para todos os que se preocupam com questões como desigualdade social, racismo e empreendedorismo social no estado“, comenta.

Atuação da Cufa em Goiás

 

Presente em Goiás há mais de 10 anos, a Cufa conta com lideranças espalhadas em 22 cidades goianas, o que permite ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em 247 comunidades pobres no estado. Sempre de olho na potência da favela, a instituição investe em ações que permitem oferecer novas oportunidades às pessoas que vivem em situação de desfavorecimento social.