Os dois mil anos de história deixaram marcas significativas na Alemanha: desde feitos culturais e históricos até paisagens naturais que contam um pouco sobre as mudanças pelas quais o país passou ao longo dos anos. Desses, 46 são declarados Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), cujas atrações vão desde impressionantes monumentos históricos até conjuntos arquitetônicos e paisagens naturais de tirar o fôlego.

As 46 atrações são tão importantes para o legado cultural e histórico da Alemanha que o país organizou a visitação a elas por meio de oito roteiros, divididos de acordo com o perfil deles: Maravilhas da natureza e cidades ilustres ; V isionários e precursores ; Ri quezas naturais e arquitetura Alegria de viver e cultura erudita Castelos e jardins É poca romana e estilo de vida ; Espiritualidade e hospitalidade e Entre os Alpes e o Lago de Constança .

Ao modo alemão
O roteiro Alegria de viver e cultura erudita apresenta aos visitantes um pouco de como é viver na Alemanha. Partindo de Frankfurt , o roteiro segue ao longo do rio Reno e passa por paisagens românticas cuja beleza os romanos já sabiam apreciar. Há castelos maravilhosos emoldurando o caminho que levam também até a época de Carlos Magno. O roteiro segue pela região do Ruhr até chegar a Düsseldorf , paraíso das compras e uma das cidades mais criativas da Alemanha. Em Bonn , antiga capital do país, os turistas se deparam com uma metrópole econômica e cultural de destaque internacional, além de cosmopolita.

Rezar e se divertir
Pode não parecer, mas a Alemanha também agrada aos turistas que estão em busca de elevar a espiritualidade e, claro, ter mais contato com os alemães. O roteiro Espiritualidade e hospitalidade pode surpreender os viajantes. Uma dessas atrações é o mosteiro de Maulbronn . Criado pelos monges há cerca de 400 anos, o local é um complexo de características especiais, que marcou a história cultural dos seus arredores. Hoje, a antiga abadia cisterciense localizada entre Heidel b erg Stuttgart é não só o mosteiro mais bem conservado ao norte dos Alpes, bem como uma obra representativa da arquitetura medieval.

Inovação
O lado inovador da Alemanha – urbanismo, design revolucionário da Escola Bauhaus e um pensador contra a corrente, Martim Lutero , que não só reformou a igreja no século XVI, mas também transformou definitivamente a sociedade. Esse é o roteiro Visionários e precursores , que mostra o caminho dos alemães que marcaram as tendências através dos séculos. Nele, encontra-se Weimar , a cidade dos clássicos e dos grandes intelectuais: Goethe e Schiller, Herder e Wieland, Nietzsche, Fürnberg, Liszt, Bach, Cornelius, Gropius, Feininger, Klee, Itten. Há uma legião de grandes nomes na cidade que é uma joia da história intelectual alemã e europeia. O Classicismo de Weimar e a Bauhaus são até hoje estrelas da cultura que se apresentam em Weimar de forma harmônica e em profusão.

Sobre o DZT
O Centro de Turismo Alemão (DZT) é o portal nacional do turismo na Alemanha com sede em Frankfurt am Main. Ele representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Energia (BMWi), que o apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. A DZT desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo na Alemanha. Para isso, mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Mais informações no centro de imprensa do nosso portal http://www.germany.travel/presse .