Um dos espaços públicos mais procurados pelos goianienses nos últimos anos são os pet places, locais específicos para a convivência entre animais domésticos, em especial os cães, e seus donos. De acordo com dados do Centro de Zoonoses de Goiânia, a estimativa é de que existam em Goiânia 270 mil cães e gatos, sendo 200 mil só de cães. Para atender a esse novo público, a capital goiana ganhou um novo espaço para animais domésticos no Setor Bueno equipado com rampa, túnel e outros equipamentos para os pets.

DSC-1439

O espaço foi construído pela Dinâmica Engenharia, construtora de Goiânia que cedeu parte de um de seus terrenos que fica na rua T-30 com T-55. De acordo com um dos diretores da empresa, Mário Valois, o objetivo de se entregar mais um espaço para que cães e seus donos possam interagir é proporcionar uma convivência saudável também para os pets, que já são considerados importantes membros da família. “Além de passear com o cãozinho, ainda há a possibilidade de se fazer amizade com alguém que também está levando o animalzinho para passear”, afirma o diretor da construtora ao destacar a importância desses espaços para o estímulo da convivência.

Além do pet place, o novo local de convivência aberto à população também possui playground. Um dos moradores da região que costuma frequentar o espaço é o administrador Bruno Fornaziero, que geralmente leva sua filha de 4 anos para passear no espaço logo após o horário de aula. “Goiânia, felizmente, é bem servida de espaços para crianças. Aqui, além do Vaca Brava, encontramos espaços assim, que surgem como nova opção”, destaca.

O novo espaço passa a integrar um grupo de 40 parques e 69 praças que, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação (Seplanh), já integravam a região sul de Goiânia. A nova área de convivência do Setor Bueno deve beneficiar cerca de 40 mil pessoas que vivem no bairro, o segundo mais populoso da capital, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Pingue-pongue

Além do espaço de convivência montado pela Dinâmica Engenharia, também está funcionando a menos de 100 metros do local, há cinco meses, uma praça para a prática de pingue-pongue. Esta área de convivência e lazer tem impactado positivamente junto à população que transita pela região.

O empresário Murilo Andrade conta que leva e busca seu filho todos os dias em uma das escolas do Setor Bueno e que o local tem proporcionado ótimos momentos de interação entre pai e filho. “Brincamos lá todos os dias após a aula. É um momento em que dou uma pausa na correria e busco valorizar cada minuto com o meu filho”, afirma o empresário referindo-se à mesa de pingue-pongue disponibilizada pela construtora no local com bolas e raquetes. “Agora também tem um playground bem próximo à mesa de pingue-pongue que se tornou uma atração a mais para ele”, diz Murilo.

Inaugurada em março, a praça disponibiliza gratuitamente uma mesa de pingue-pongue, além de raquetes e bolas para a prática do esporte. De acordo com os responsáveis pelo espaço, a praça é frequentada por moradores e estudantes da região e deve ficar disponível até o início das obras de um novo empreendimento na região. “O mais positivo é que nenhum material foi roubado desde o lançamento da mesa. Claro que algumas bolinhas estragam porque são mais frágeis, mas tudo é devolvido para que outras pessoas também possam brincar”, destaca Valois.

Além da área de convivência e da mesa de pingue-pongue, a população do Setor Bueno também deve ganhar uma praça remodelada no cruzamento entre as ruas T-30 e T-55, ao lado da área de convivência, fruto da parceria entre a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e as empresas Dinâmica Engenharia, Ademaldo Construções e condomínio Walk. A praça de 560 m² passa por revitalização com novas calçadas, bancos, iluminação, pergolados e nova ornamentação.