O ato de lavar as mãos ganhou destaque com a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), pois elas podem ser um meio de contaminação para a Covid-19. Porém, não é de hoje que a higienização correta dessa parte do corpo é propagada como forma de evitar doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos pode reduzir em até 40% o risco de contrair doenças bacterianas e virais, como a gripe. Além de evitar diarreias, infecções estomacais, conjuntivite e dores de garganta.

Pensando nisso, em mais uma ação de gentileza urbana, a Brasal Incorporações instalou pias com disponibilização de água, sabão e papel toalha para a população, em três bairros diferentes de Goiânia. No Setor Oeste o ponto de higienização está na entrada do stand do decorado do Reserva Newest, na Avenida Portugal, próximo à esquina com a Rua 12. No Setor Marista, o lavatório está ao lado do bebedouro que a incorporadora já havia disponibilizado para as pessoas, na esquina da Alameda Coronel Joaquim de Bastos com a Alameda Coronel Antônio Jardim. E no Setor Bueno a pia está na praça montada na Rua T-37, onde será erguido o próximo lançamento da empresa.

Em todos os pontos, a utilização dos lavatórios são gratuitos e para toda a população. O diretor da filial da Brasal Incorporações em Goiânia, Thiago Galvão, ressalta a importância da ação. “Normalmente, quando estamos na rua não é fácil achar um local para lavar as mãos, a menos que você entre em algum comércio e peça ou consuma algo. E nesse momento pelo qual estamos passando, a higienização das mãos se torna algo essencial e que precisa ser facilitado para as pessoas”, salienta.

No Brasil, de acordo com dados da Anvisa, cerca de 25% das infecções registradas são causadas por microrganismos multirresistentes – aqueles que se tornam imunes à ação dos antibióticos. Para higienizar, o ideal é água e sabão, porque a água sozinha, neste caso, não é o suficiente para eliminar vírus e bactérias. Deve-se esfregar sabão em todas as partes das mãos – não esquecendo entre os dedos, as unhas e polegares – pois é o atrito que remove os germes. Por isso, o sabão disponibilizado junto das pias instaladas pela Brasal são repostos constantemente.

Durante todo o dia nossas mãos são expostas aos mais diversos tipos de bactérias e microorganismos, seja em casa, no trabalho e, principalmente, nas ruas. Por conta disso, uma higienização constante é considerada mais do que essencial. É a rotina mais simples e eficaz na prevenção e controle da disseminação de microrganismos e deve ser realizada sempre após tossir, espirrar, mexer com dinheiro, usar o banheiro, limpar o nariz e cumprimentar pessoas.