A charmosa Praça do Sol, no Setor Oeste, ganhou recentemente um novo espaço de convivência para quem já gosta de conviver naquela área. Trata-se do estande do Legend Praça do Sol, localizado na Rua João de Abreu. O espaço, que fica aberto todos os dias da semana, abriga o tradicional Doce Café Empório Mineiro e um estúdio de jóias da ourives goiana Mariana Marques. E já em setembro, será aberto no local um charmoso apartamento decorado de 270 metros quadrados para visitação.

O estande é pet friendly e ainda receberá, em breve, eventos como uma feira de alimentos orgânicos e um dia para as crianças. A intenção, explica a diretora da OM Incorporadora, Ana Flávia Canedo, é agregar mais opções à programação diária do goianiense. “Além de trazer a cafeteria Doce Café, já tradicional na região, para uma localização mais privilegiada, de frente para a praça, e com local disponível para seus pets, estamos abrindo nosso espaço para compartilhar a criatividade e o talento de uma goiana”, diz Ana Flávia em referência a ourives Mariana Marques, artesã que confecciona peças femininas e masculinas.

Memória afetiva

Um dos principais atrativos no estande do Legend Praça do Sol, a cafeteria Doce Café Empório Mineiro promete ativar a memória afetiva dos visitantes. O espaço da loja é adornado com móveis rústicos, utensílios domésticos e outros objetos que remetem a ‘casa de vó’. A cafeteria já tradicional no Setor Oeste funciona há 11 anos na Galeria Portugal e é frequentada por moradores e executivos, que aproveitam o local aconchegante para tomar café enquanto fazem negócios.

Adriana Vilaça Portugal é uma das proprietárias da cafeteria. Ela conta que o carro-chefe do estabelecimento é o café no bule acompanhado da broa de fubá e, claro, do pão de queijo de receita puramente mineira. “Meus pais são mineiros. E como nós sempre gostamos da comida mineira, resolvemos trazer esses sabores para Goiânia. A ideia inicial era de abrir um empório com produtos de Minas Gerais, mas o café acabou dando tão certo, que virou mesmo uma cafeteria”, conta Adriana.

A empresária toca o negócio ao lado dos pais, Ronan Manzi e Rosa Maria Manzi, e do marido, Pedro Miranda Portugal. É uma empresa familiar. No tão requisitado café no bule, a cafeteria usa matéria-prima que vem direto de Três Pontas, no Sul de Minas. Mas a bebida protagonista no menu da lanchonete leva café fornecido também por produtores do interior de São Paulo. Adriana Portugal revela que um outro quitute, batizado de ‘biscoito da vovó’, também tem feito sucesso entre os frequentadores da cafeteria. É um biscoitão de polvilho assado, grande, que segue receita trazida do Tocantins.

Adriana considera que o sucesso ininterrupto da Doce Café nesses 11 anos se dá pelo envolvimento pessoal de seus pais na cozinha. “Apesar de trabalharem fazendo os quitutes, meus pais estão sempre conversando com os frequentadores na loja. Por eles terem esse jeitinho mineiro e serem mais idosos, o pessoal acaba se sentindo em casa”, diz a empresária.

Praça do Sol eternizada em joias

Publicitária por formação, a ourives goiana Mariana Marques descobriu há apenas três anos sua vocação para esse ofício. Na mudança de profissão e no envolvimento com o universo das joias, ela teve forte influência e apoio do pai, Hélio Marques, que já foi dono de garimpo em Rondônia. O talento de Mariana para a ourivesaria, que em pouco tempo já lhe rendeu quase 14 mil seguidores nas redes sociais, chamou atenção das empresas construtoras do edifício Legend Praça do Sol. Convidada, ela aceitou o convite para desenhar uma coleção exclusiva em alusão ao empreendimento imobiliário.

“Minha ideia nessas joias foi desenhar algo que remeta ao amor profundo que o goianiense tem pela cidade e, especialmente, pela Praça do Sol, que é um dos cartões postais mais emblemáticos da capital. Para mim, que cresci no Setor Oeste, a praça representa muito a vida do morador de Goiânia, que nem sempre tem consciência da beleza e da magia desse espaço público. O Legend terá uma vista maravilhosa da Praça do Sol, e eu busquei traduzir isso nessa coleção exclusiva”, cita Mariana.

Queridinha do goianiense

Localizada entre algumas das principais avenidas de Goiânia, como Avenida Portugal, Avenida Assis Chateaubriand e Avenida República do Líbano, a Praça do Sol é um dos locais públicos mais frequentados da capital no início do dia, no final da tarde e nos finais de semana. O espaço público, onde é realizada aos domingos a tradicional Feira do Sol, atrai moradores do Setor Oeste e redondezas em função da ampla área verde, dos seus jardins floridos, da academia ao ar livre, do playground e, mais recentemente, do pet place inaugurado em 2016 junto com as obras de revitalização da praça, que foram idealizadas pela City Soluções Urbanas e outras empresas do setor imobiliário, um dos segmentos que mais investe na renovação e na continuidade do desenvolvimento do Setor Oeste.

Sobre o Legend Praça do Sol

Um abraço na Praça do Sol. É essa a proposta do mais novo residencial a ser construído na Rua João de Abreu, no Setor Oeste, bem em frente e com vista definitiva para a famosa praça de lazer e esportes do bairro, bastante frequentada por moradores também do Setor Marista. O edifício Legend Praça do Sol, que terá quase 150 metros de altura e será lançado em setembro, promete acolher a praça de fato com suas linhas curvas arrojadas da fachada, dando a ideia de que o prédio está abraçando um dos principais cartões postais de Goiânia.

A intenção, segundo as empresas O.M. Incorporadora e City Soluções Urbanas, responsáveis pelo empreendimento, é de presentear os moradores, sobretudo, dos setores Oeste e Marista com uma verdadeira obra de arte arquitetônica, para deslumbre de quem frequenta e passa pela Praça do Sol. O conceito do residencial, que terá espaçosos apartamentos com dimensões a partir de 222 até 482 metros quadrados, incorpora requinte, praticidade, conforto e sofisticação para as pessoas que não abrem mão de morar no Setor Oeste por conta da tradição e de todo o conjunto de conveniências disponível no bairro.