Estão abertas as inscrições para o Prêmio CNT de Jornalismo 2020. A premiação, ao longo de 27 anos, inseriu o transporte no cotidiano das redações brasileiras e se tornou uma das principais do país. E, neste ano, não seria diferente. O Brasil e o mundo enfrentam uma pandemia, e o jornalismo de verdade vem reafirmando seu papel como um dos pilares das democracias modernas e mostra que – assim como o transporte – continua a ser essencial neste novo mundo. E o Prêmio CNT chega para reconhecer e valorizar o jornalismo de qualidade.

Serão avaliadas as matérias e fotografias veiculadas entre 5 de agosto de 2019 e 10 de agosto de 2020. A data-limite para se inscrever é 10 de agosto, até as 18h, pelo site: http://www.premiocnt.cnt.org.br

As pautas devem abordar aspectos do transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo – nos segmentos de passageiros ou cargas. As matérias devem se enquadrar em uma das seguintes categorias: Impresso, Internet, Televisão, Rádio, Fotografia, Meio Ambiente e Transporte.

Mais uma vez, os melhores trabalhos concorrerão ao Grande Prêmio (R﹩ 60 mil) e às premiações por categoria (R﹩ 35 mil cada). No ano passado, o Grande Prêmio foi do jornalista Guilherme Ramalho de Melo, da GloboNews, com a série de reportagens “GloboNews em movimento”, sobre os desafios da mobilidade urbana no Brasil.

Ideias para pautas podem ser encontradas nos próprios trabalhos da CNT e do SEST SENAT. As entidades produzem estudos, promovem ações e dispõem de redes sociais alimentadas diariamente. A seleção dos melhores trabalhos será feita, inicialmente, por uma comissão de pré-selecionadores, formada por jornalistas com atuação acadêmica.

Depois, os trabalhos finalistas serão escolhidos por uma comissão formada por quatro jornalistas de renome da imprensa nacional e um especialista em transporte. Eles atribuirão notas de acordo com cinco critérios (veja abaixo), sendo que a relevância para o setor de transporte e o transportador e a qualidade editorial têm maior peso. Os vencedores serão anunciados no mês de novembro.

Para lembrar

Inscrições devem ser feitas até 5 de agosto, às 18h, pelo site www.premiocnt.cnt.org.br

Categorias

Impresso

Internet

Televisão

Rádio

Fotografia

Meio Ambiente e Transporte

Critérios de julgamento

1. Relevância para o setor de transporte e o transportador

2. Qualidade editorial

3. Relevância para a sociedade

4. Criatividade / originalidade

5. Temporalidade / atualidade

Série x Cobertura

A Comissão Organizadora do Prêmio CNT define como série de matérias ou de fotografias a reportagem sobre um mesmo tema ou desdobramentos desse tema publicados durante determinado intervalo de tempo. Para ser considerada uma série de reportagens, o material deve seguir a mesma linha editorial e a mesma identidade visual do início ao fim. A simples cobertura factual de determinado tema ou acontecimento, com a reunião de várias reportagens e suítes, não será considerada série de reportagens.

Cerimônia de premiação

Em função da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de premiação do Prêmio CNT, tradicionalmente realizada na primeira semana de dezembro, não está confirmada. Para a realização ou não do evento, a CNT seguirá as determinações das autoridades sanitárias locais.

Acompanhe as novidades do Prêmio CNT

Facebook: @cntbrasil / @sestsenatbrasil

Instagram: @agenciacnt

Twitter: @agenciacnt

LinkedIn: CNT / SEST SENAT – ITL

WhatsApp: