O Quintal do Jajá, espaço gastronômico e cultural localizado no Centro de Goiânia, realiza, todos os sábados, eventos com feijoada à vontade e shows de samba. Os eventos sempre começam às 12 horas e os shows, às 13h30. Preocupado em oferecer opções para todos os clientes, o bar conta com feijoada tradicional, feijoada vegana e caldo de feijão, além dos acompanhamentos.
Segundo um dos proprietários do Quintal do Jajá, Ricardo Coutinho, a casa utiliza somente produtos de qualidade e ingredientes frescos. A feijoada tradicional contém feijão preto, pernil de porco, bacon, linguiças calabresa grossa e fina, costelinha de porco, paio, carne de sol bovina, pé de porco e rabo de porco.
Já a opção vegana leva feijão preto, cenoura, batata, vagem e talo de couve. Os dois tipos de feijoada são temperados com alho, cebola, louro e sal. O bar utiliza apenas temperos naturais para a opção vegana, a fim de “manter a originalidade de um produto vegano”, de acordo com Coutinho. Além da diferença nos ingredientes, a feijoada vegana é feita com óleo vegetal, e não com banha de porco, como acontece com a tradicional.
Ele conta que a opção vegana foi incorporada ao buffet logo após as primeiras edições do evento, atendendo aos pedidos de clientes que são vegetarianos e veganos. O proprietário do Quintal do Jajá explica ainda que o caldo de feijão e os acompanhamentos foram incluídos no buffet para que ele fosse o mais completo possível.
Os acompanhamentos são arroz, torresmo, farofa de bacon e calabresa, couve refogada e laranja. Coutinho destaca que recebe um feedback muito positivo dos clientes em relação à comida. “Sempre fazem muitos elogios. Os clientes dizem que tanto a feijoada tradicional quanto a vegana são muito boas, leves e saborosas”, relata ele, ressaltando também que a casa está sempre atenta a eventuais críticas, para fazer melhorias.
O bar disponibiliza para o público diversas bebidas, sendo que as mais pedidas para acompanhar a feijoada são cervejas, caipirinhas e caipiroskas. Além dessas opções, o cardápio conta com água, refrigerantes, sucos, sodas italianas, tequila, vinhos, doses de whisky e drinks como Gin Tônica, Aperol Spritz, Cuba Libre e Cozumel.
Para oferecer um serviço de qualidade, Coutinho também ressalta que o Quintal do Jajá tem como preocupações sua estrutura, com destaque para a reforma feita na cozinha, e a higiene. “Nós tomamos todos os cuidados necessários para fazer uma comida com qualidade e higiene. A nossa equipe de cozinha, que é sempre a mesma, utiliza itens como touca, avental e luva”, pontua.

Samba
Inaugurado em maio de 2018, o Quintal do Jajá foi criado pelos empresários Ricardo Coutinho e Jair do Prado, o Jajá, com a intenção de promover feijoada com shows de samba aos sábados. “A ideia de unir a feijoada e o samba num espaço descontraído como o Quintal do Jajá foi para reproduzir dentro de um ambiente de bar uma tradição carioca de comida farta para todos, com feijoada completa, e música para diversão”, conta Coutinho.
Somente em setembro deste ano, depois de diversos pedidos dos clientes, o bar expandiu suas atividades, passando a funcionar também de quarta a sexta-feira à noite, com um cardápio de petiscos. Os shows de samba realizados durante a feijoada do Quintal do Jajá aos sábados agradam bastante o público, conforme relata Coutinho.
Ele destaca que “a casa trabalha com as melhores bandas e cantores de samba de Goiânia”. Entre os nomes que já se apresentaram na feijoada do Quintal do Jajá estão Nóys é Nóys, Heróis de Botequim, Balaio de Bambas, Grace Carvalho, Claudia Garcia, João Garoto, Fausto Noleto, Mara Cristina, Luciana Clímaco e Grace Venturini.
O valor da entrada aos sábados, que inclui tanto a comida à vontade quanto o acesso ao show, é de R$ 38 por pessoa. Somente as bebidas são cobradas à parte. O bar, que aceita cartões de débito e crédito, tem promoções especiais de cervejas a cada semana e realiza um sorteio semanal de duas entradas e duas caipirinhas no seu perfil do Instagram.
Além disso, o aniversariante que levar, pelo menos, dez amigos para a comemoração na feijoada ganha a sua entrada e uma caipirinha. O Quintal do Jajá fica na Rua 15 nº 538, no Setor Central, em Goiânia, em frente à Praça Dr. Carlos de Freitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 98169-7100.

Serviço
Feijoadas tradicional e vegana no Quintal do Jajá com shows de samba
Data: todos os sábados
Horário de abertura da casa: 12 horas
Horário dos shows: 13h30
Local: Quintal do Jajá (Rua 15, nº 538 – Setor Central)
Contato: (62) 98169-7100
Entrada: R$ 38 (inclui feijoada à vontade)