Uma das ocasiões mais comuns entre os brasileiros é o churrasco, seja em um aniversário, uma vitória de jogo de futebol ou simplesmente a partir da vontade de comer uma deliciosa carne no final de semana. Sabendo disso, Receitas Nestlé convidou Gentil Mendonça, Chef de Receitas Nestlé, para ensinar a preparar tudo como um verdadeiro mestre churrasqueiro!

Quais são os itens necessários para fazer um churrasco em casa?

Os itens mais comuns e indispensáveis são avental, uma boa churrasqueira, carvão., acendedor, tábua de carne, faca, espetos variados, grelhas, pegadores longos, garfo para carne, bandeja para colocar as carnes prontas, pratos, talheres, copos, guardanapos de papel, sal grosso e carnes e legumes variados.

Quais são as peças/ingredientes para fazer um churrasco completo?

Dentre as principais escolhas estão picanha, contra filé, maminha, fraldinha, cupim, costela bovina, hambúrgueres artesanais, paleta e carré de cordeiro, costela suína, bisteca suína, linguiça de porco e de frango, linguiça apimentada, coxinha da asa de frango, coxa e sobrecoxa de frango desossadas, peixe (salmão, pintado) e legumes para grelhar (abobrinha, berinjela, tomate, cebola, etc.). Para o preparo é preciso ter à mão sal grosso, ervas e condimentos em geral. Para carnes vermelhas somente o sal grosso basta, mas isso não impede o uso de demais temperos – basta respeitar o gosto de cada um. Além disso, deixa à disposição bebidas em geral e muito gelo!

Como acender a churrasqueira corretamente?

Para sua segurança é recomendado utilizar os acendedores que são vendidos em supermercados e casas especializadas em churrasco. Com a prática você pode adaptar o uso.

Quais são os acompanhamentos indispensáveis?

Para um churrasco completo aposte na farofa ou farinha de mandioca, uma boa salada verde, salada de batatas, polenta frita, batata frita, mandioca frita, molhos variados, arroz biro-biro ou branco e feijão tropeiro. Há quem não deixe faltar pão francês com pasta de alho e pão de queijo.

Quais são os principais erros na hora de preparar o churrasco?

Para preparar um bom churrasco é preciso evitar TERMINANTEMENTE o fogo em excesso e a falta de uma “cama” de brasa, bem como atentar para a altura da grelha para cada tipo de carne e para o tempo de cocção de cada tipo de carne.

É possível fazer uma adaptação do churrasco tradicional para o vegetariano/vegano?

Sim, plenamente. Atualmente você encontra linguiças, hambúrgueres e outros produtos parcial ou totalmente à base de vegetais, que podem compor com sucesso o seu churrasco.

O churrasco é uma atividade que requer paciência. Portanto, nada de iniciar a preparação do seu churrasco às 11h para querer servir ao meio-dia!