De acordo com dados do  Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), estima-se que em 2020, cerca de 6,5 milhões de migrantes e refugiados vindos da Venezuela precisarão de assistência humanitária na região, incluindo 1,9 milhão de crianças. Municípios brasileiros estão se preparando para receber essa demanda, dentre eles, Goiânia, através da Organização Não Governamental Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (Osceia).

Desde novembro de 2019 a ONG iniciou sua operação de acolhida aos refugiados venezuelanos que viviam de forma precária em Boa Vista, RR. Inicialmente foram recebidas 20 famílias e em abril outras 20 chegarão a Goiânia. O objetivo da Osceia é amparar, qualificar e oportunizar dignidade de vida a essas famílias.

 Para ajudar esse projeto, o Estação da Moda Shopping disponibilizou uma loja que receberá um bazar de 5 de março à 5 de junho, das 9h às 18h de segunda à sexta e no sábado das 8h ao 12h. Esta será uma oportunidade de trabalho para um dos imigrantes atendidos pela Osceia que desde a sua chegada vem recebendo capacitação para o mercado de trabalho.

 A oportunidade também estenderá a dois jovens atendidos pelo programa Osceia Inclusão, que estimula a autonomia e fortalecimento de suas potencialidades  e habilidades para integração no mercado de trabalho. Os recursos obtidos através do bazar será destinado aos programas Osceia Refugiados e Osceia Inclusão. As roupas que serão vendidas foram arrecadadas durante a 4ª edição da ação Loja Vazia, promovido pelo shopping no mês de dezembro de 2019.

 “O dinheiro que arrecadaremos com as vendas será para manter essas famílias venezuelanas que estão sob tutela da Osceia e jovens com deficiência física que são atendidos pela ONG”, explica Lorenna de Fátima Martins Moreira, coordenadora da Goodwill Goiás, projeto que prepara jovens para o mercado de trabalho. Os três (1 refugiado e 2 jovens do programa Inclusão) que estarão no bazar são atendidos pela Osceia há cerca de um ano, período que leva para a formação profissional.

 “Esta é uma excelente oportunidade para eles colocarem em prática tudo que aprenderam. Foi um presente de início de ano ganhar este espaço no shopping. Precisamos de parceiros para ampliar nossos atendimentos aos mais carentes”, ressalta Lorenna.

 A Osceia é uma associação civil beneficente, sem fins lucrativos que promove a assistência social e a educação com diversas atividades de amparo à comunidade, com foco na família em risco social. Já recebeu prêmios como Betinho Atitude Cidadã  (COP 2009); Direitos Humanos do Governo Federal (2012) e ainda foi finalista no Prêmio Criança (2012) pela Fundação Abrinq.

 Um dos programas de destaque é o Jovem Aprendiz, que encaminha aprendizes de 14 a 24 anos incompletos para aprendizado prático nas empresas parceiras e ministra cursos de aprendizagem teórica validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), possibilitando a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho por meio do contrato de aprendizagem. Fundada em 4 de maio de 1984, a ONG conta com duas unidades no Jardim Nova Esperança, uma unidade no Jardim Liberdade e duas creches, sendo uma no Jardim América e outra no Jardim Liberdade.

 Loja Vazia

Loja Vazia é uma ação que o Estação da Moda Shopping realiza no final do ano para servir a comunidade, e no lugar de vender qualquer produto, ela recebeu doações de roupas e sapatos em condições de uso. Com prateleira e araras dispostas em todo seu interior, o estabelecimento recebeu donativos durante os meses de novembro e dezembro de 2019.  “A proposta desse projeto é estimular a população a exercitar a solidariedade por meio da inversão do consumo”, explica Marco Antônio Ferreira, superintendente do Estação da Moda Shopping, complexo de compras localizado na Região da 44 em Goiânia.