A tradição de passar a virada do ano com look novo pode fazer ainda mais sentido em 2020, em virtude dos tempos difíceis ocasionados pela pandemia de Covid-19. Isso porque, para muitos, roupa nova na noite de réveillon significa renovação e positividade para o período que se inicia, nosso maior desejo para 2021.

Outra tradição de fim de ano comum é o ato de se auto presentear, um tipo de respiro em meio ao caos. Neste ano, 72 milhões de pessoas devem ir às compras – presenciais ou online – com este objetivo, segundo levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.

A pesquisa aponta ainda que roupas (54%), calçados (34%), perfumes e cosméticos (24%) e acessórios (19%) estão entre os itens mais desejados. Coincidência ou não, são peças que já podem ser agregadas à simpatia de usar roupa nova para o ano ser realmente novo. Mas o fato de ter passado mais tempo em casa neste ano, uma das recomendações para evitar a disseminação do vírus, fez as pessoas enxergarem uma maior necessidade de conforto.

A gente vai sair um pouco do salto” – é o que acredita Maristela Barbosa, consultora de moda do Shopping Estação Goiânia. Segundo a especialista, como as festas grandes e glamorosas devem ser substituídas pelas reuniões mais intimistas, os looks mais leves, frescos e fluidos devem predominar, a exemplo dos vestidos com comprimento meia coxa e midi e dos conjuntos.

Além disso, acessórios e sandálias serão os responsáveis por dar um “up” nas produções. “A roupa, em si, vai ser mais leve, soltinha, fresquinha, mas as sandálias metalizadas vêm com tudo, assim como os acessórios dourados, as correntes, peças com elos“, conta.

Maristela também prevê que a simbologia das cores deve ganhar ainda mais força neste ano atípico e que o tradicional branco poderá ser arrematado com pontos de cor ou até mesmo substituído por tons mais vibrantes e cheios de significados. “O vermelho vai entrar, o azul, o verde para esperança, o laranja para energia. O branco ainda vai continuar, mas acho que vai ter uma marcação de cintura com cinto colorido, uma sandália ou acessório com ponto de cor“, revela.