Considerando o atual cenário, talvez não seja possível reunir toda a família em casa no domingo para a tradicional celebração da Páscoa. Mas isso não significa que a data precise deixar de ser comemorada. Ainda vale apostar nos pratos típicos da época – como do bacalhau, para saborear neste domingo.

Pensando em ajudar quem não tem tantas habilidades na cozinha, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti sugere três opções de receitas com o clássico pescado que são fáceis de preparar e rendem porções menores: mil folhas de bacalhau, salada de bacalhau com endívias e lombo de bacalhau assado com batatas.

De acordo com a profissional, além de extremamente saboroso, o peixe merece um espaço à mesa por fazer muito bem para a saúde. “O bacalhau é um peixe magro e muito rico em proteínas de alta qualidade. Também é fonte de vitaminas A, E, e minerais, como o cálcio, o fósforo e o magnésio”, explica Renata.

Entre os benefícios do consumo, destacam-se a ação dos antioxidantes – que combatem os radicais livres do organismo, a melhora do sistema nervoso central, a prevenção contra anemias, o fortalecimento dos ossos, dentes e músculos, e até mesmo o alívio dos sintomas da TPM e a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

O ômega-3, também muito associado ao consumo de peixes em geral, soma ainda mais pontos para as vantagens de ter o bacalhau no prato. “Essa gordura boa está associada à melhora no QI em crianças, na redução de náuseas na gestação e na proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas ao longo da vida”, complementa a profissional.

Se você gostou da ideia de comemorar a Páscoa com o sabor único e especial do bacalhau, antes de conferir as receitas, anote essas dicas de preparo da nutricionista:

  • Sempre dessalgar adequadamente o bacalhau antes do uso em receitas;
  • O ideal é fazer a dessalga por 24h ou mais, dependendo do tamanho do peixe;
  • Para a retirada do excesso externo de sal, pode-se lavar o bacalhau em água corrente e deixar o peixe em um recipiente com água e tampado, dentro da geladeira.
  • A água deve ser trocada, em média, a cada seis horas.
  • Postas mais grossas e o lombo do bacalhau podem precisar de até 72h para estarem completamente dessalgados.
  • A quantidade ideal de água corresponde a duas vezes o tamanho do bacalhau a ser dessalgado;
  • Evite a dessalga fora da geladeira. Até pode ser mais rápida, mas expõe o alimento a um grande risco de contaminação.

Agora que você sabe como preparar o peixe, vamos às receitas:

LOMBO DE BACALHAU COM ASPARGOS

2 pedaços de lombo de bacalhau Oba Bem Querer
3 batatas médias fatiadas
1 cebola média fatiada
½ xícara de tomates cereja cortados ao meio
Azeite e sal a gosto
200g de aspargos frescos

1) Faça cortes em pedaços de papel alumínio para acomodar o lombo de bacalhau, algumas fatias de batata, de cebola e alguns tomatinhos.
2) Regue com azeite e acerte o sal e a pimenta.
3) Leve os papelotes para assar até que o peixe fique macio.
4) Em uma panela, grelhe os aspargos com sal, acrescentando água o mínimo possível, somente para que os aspargos não grudem na panela.
5) Sirva o lombo de bacalhau com os aspargos grelhados.

 

BOLINHO DE BACALHAU ASSADO

300 g de bacalhau desfiado Oba Bem Querer
50 ml de azeite
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho amassados
½ pimentão verde picado
1 tomate picado
200 g de batata cozida e espremida
Cheiro verde a gosto
1 ovo
4 colheres (sopa) farinha de trigo
50 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto

1) Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola.
2) Acrescente o bacalhau desfiado, o pimentão picado, o tomate picado, o sal, a pimenta e o cheiro verde.
3) Em seguida, acrescente o ovo, a batata amassada, o parmesão e o trigo, misturando até formar uma massa homogênea e possível de modelar.
4) Faça bolinhos e leve para assar em forma untada até dourar.

 

SALADA DE BACALHAU PRÁTICA

200g de salada de bacalhau pronta para consumo Oba Bem Querer
1 tomate cortado em cubos
1 cebola cortada em cubos
1/2 xícara de chá de cheiro verde picado
1 pitada de açafrão ralado
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto

1) Misture todos os ingredientes e sirva gelado!

 

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.