Acorda em cima da hora. Se arruma. Toma café correndo. Pega as coisas, segue para a garagem, olha para o carro e pensa: “É, tô precisando trocar… Mas depois eu penso nisso.” No trânsito você sente que o carro não te agrada mais: quer um ar condicionado mais eficiente, um som mais refinado, um pouco mais de espaço e conforto. Pensa de novo em trocar de carro e lembra que não tem tempo. Trabalho, faculdade, compromissos. Sobra apenas o fim de semana para visitar lojas, olhar sites, pesquisar preços. Mas você não quer perder o fim de semana tão esperado nessa busca – afinal, procurar um carro novo não é tão simples.

Um novo tipo de serviço tem surgido no mercado para facilitar a vida de quem precisa adquirir um carro novo, mas não consegue encontrar tempo ou simplesmente não tem a disposição necessária. Que tal contar com o auxílio de uma pessoa que vai até você, entende o que você precisa, faz todas as pesquisas e orçamentos, e com hora marcada leva você até às lojas ou concessionárias somente para os test-drives dos modelos que você escolheu, tudo para otimizar a busca e economizar o seu tempo? Conheça o Consultor Automotivo.

O consultor automotivo é o profissional ideal para ajudar quem não tem tempo, paciência ou mesmo conhecimento para comprar um carro novo

O trabalho do consultor automotivo vai muito além de conselhos, coisa que um amigo ou parente que entende de carros pode dar – e nem sempre com precisão ou eficácia, já que, neste caso, a coisa pode partir para o lado passional rapidamente. O consultor é imparcial e busca, através de uma entrevista aplicada no primeiro encontro com o cliente, compreender o tipo de uso que este faz do carro, quais suas prioridades, os lugares por onde costuma trafegar e quanto quer gastar. Com essas informações o consultor consegue sugerir ao cliente modelos adequados à sua realidade e ao seu gosto.

De acordo com esse feedback, ainda, o consultor começa suas pesquisas e pré-negociações junto às concessionárias, bem como encaixa horários de test-drives na agenda do cliente sem atrapalhar sua logística semanal – a ideia é facilitar. A cada test-drive mais impressões são colhidas e, com muita conversa, bate-se o martelo para a compra do carro que melhor vai satisfazer suas necessidades. Se possível, todos os contratos são levados pelo consultor até o cliente para a colheita de assinaturas, cabendo a este apenas se dirigir até à concessionária para buscar o carro de seus sonhos.

Max Moraes, consultor automotivo há 11 anos

O consultor e jornalista automotivo Max Moraes, atuante no mercado há 11 anos, esclarece: “Hoje em dia, com tantos afazeres e compromissos se acumulando na agenda e a necessidade de aproveitar cada segundo para cumprir tarefas, pouca gente se sente motivada a peregrinar por concessionárias para buscar um carro novo. As pesquisas iniciais podem até ser feitas pela Internet, mas nada como um test-drive para fazer uma pessoa decidir se aquele carro é mesmo o que ela quer. Além disso, certas negociações acabam sendo mais proveitosas quando feitas ‘olho-a-olho’ – e é aí que o trabalho de um consultor se mostra necessário”, ressalta.