Goiânia receberá pela primeira vez o NASA Space Apps Challenge, maior hackathon de programação colaborativa do planeta. O evento acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro, na praça de alimentação do Shopping Cerrado, e reunirá 120 participantes, que deverão criar soluções para os desafios propostos pela incubadora de inovação da Agência Espacial Americana (NASA).

A iniciativa de trazer o NASA Space Apps Challenge à Goiânia partiu do engenheiro de software e empreendedor, Murillo Barbosa, que foi finalista da última edição, em Curitiba. Ele divide a organização do evento com a empresária e publicitária Ester Rassi e outros dez profissionais de diferentes áreas.

Segundo eles, que formam o grupo virtual de empreendedores StartupGO, a equipe foi formada com o propósito de potencializar o ecossistema empreendedor da cidade e criar novos meios de networking, novos contatos e novas possibilidades de negócio, num ambiente desafiador, tecnológico e inovador apoiado pela NASA.

A programação, que acontece simultaneamente em mais de 200 cidades do mundo, terá início às 18 horas de sexta-feira (18). Em Goiânia, a abertura está marcada para às 19 horas e a maratona será iniciada às 23 horas. O trabalho deverá ser feito em grupos de cinco a sete pessoas, em um prazo de 40 horas. Paralelamente, ainda serão realizadas palestras de diversas áreas.

As soluções propostas na ocasião serão analisadas por um júri formado por cinco especialistas nas áreas de ciências, tecnologia, inovação, design e negócios, que escolherão apenas uma para se juntar às campeãs dos eventos. Já a equipe eleita ganhadora pela NASA, em nível mundial, será convidada para apresentar a solução diretamente na Agência Espacial Americana.

O Shopping Cerrado oferece estacionamento gratuito e fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.

 
O grupo do Shopping Cerrado
O Shopping Cerrado faz parte da CCP (Cyrela Commercial Properties S.A.), que é uma das principais empresas de desenvolvimento, aquisição, locação, venda e administração de imóveis comerciais do Brasil. Atualmente, tem em seu portfólio de shoppings oito empreendimentos no país, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

Somados, abrigam mais de 1,5 mil varejistas em ABL (Área Bruta Locável) total superior a 289 mil m², dados que colocam a CCP entre as maiores administradoras de shoppings do Brasil. Desenvolvidos dentro dos mais avançados padrões construtivos, esses empreendimentos se destacam pela arquitetura moderna e funcional, localização privilegiada, potencial de retorno e permanentes práticas de sustentabilidade relacionadas à segurança, saúde e meio ambiente.