Uma festa de carnaval adaptada para crianças com autismo será realizada nesta quinta-feira (20), no Shopping Cerrado. O evento, que é gratuito e aberto ao público, terá distribuição de máscaras e colares de carnaval, pinturinhas de rosto, desfile de fantasias e sorteio de brindes, entre outras atrações. A programação terá início às 18 horas, na varanda da entrada principal do centro de compras.

Segundo Jaqueline Maioli, uma das organizadoras do “Carnakids da Vínculo”, alguns cuidados estão sendo tomados para facilitar a adaptação das crianças com autismo ao ambiente. “As máscaras, colares e pinturas no rosto serão oferecidas para todas as crianças, mas a utilização é facultativa. Assim também será com as fantasias. Vários autistas têm uma sensibilidade sensorial mais aflorada e não aceitam muitos detalhes, o que será respeitado”, conta.

Além disso, o local foi cuidadosamente escolhido e a sensibilidade auditiva dos participantes é outro ponto que está sendo considerado. “Mesmo sendo em um shopping, lugar totalmente público, o espaço fica em uma área reservada para manter o sentido de pertencimento. O som também será em baixo volume e serão tocadas marchinhas de carnaval com conteúdo próprio e adequado para crianças”, complementa a psicóloga clínica, neuropsicóloga e psicopedagoga.

A ação é uma iniciativa da Vínculo Espaço Terapêutico, clínica especializada em saúde mental, que visa promover a inclusão social de crianças com autismo. Psicólogas, psicopedagogas, psicomotricista, fonoaudióloga e musicoterapeuta são alguns dos profissionais do estabelecimento que estarão no evento para garantir uma boa experiência ao público presente.

A Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Goiânia (AFAAG) e o grupo Voluntários da Turminha são convidados especiais do Carnakids da Vínculo, que ainda conta com a parceria da Vida Sonora, do Grupo Florescer e da Lumage Fotografia. O Shopping Cerrado oferece estacionamento gratuito e fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.  
O grupo do Shopping Cerrado
O Shopping Cerrado faz parte da CCP (Cyrela Commercial Properties S.A.), que é uma das principais empresas de desenvolvimento, aquisição, locação, venda e administração de imóveis comerciais do Brasil. Atualmente, tem em seu portfólio de shoppings oito empreendimentos no país, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

Somados, abrigam mais de 1,5 mil varejistas em ABL (Área Bruta Locável) total superior a 289 mil m², dados que colocam a CCP entre as maiores administradoras de shoppings do Brasil. Desenvolvidos dentro dos mais avançados padrões construtivos, esses empreendimentos se destacam pela arquitetura moderna e funcional, localização privilegiada, potencial de retorno e permanentes práticas de sustentabilidade relacionadas à segurança, saúde e meio ambiente.